O curso foi realizado através da parceria entre a prefeitura, por meio da Casa da Agricultura, com o Sindicato Rural de Cardoso, o SENAR, a FAESP - Foto: Reprodução
Da Redação
Na última semana, concluímos o curso de Casqueamento e Ferregeamento de Equinos. Foram cinco dias de aulas, onde os alunos aprenderam os conceitos teóricos e suas aplicações práticas de técnicas para a base de correções, avaliação de aprumos, limpeza e correção de cascos, modelagem da ferradura e os cuidados corretos com os animais.
De acordo com o instrutor, Nivaldo Bernardo da Silva, o casqueamento e ferregeamento devem ser feitos da maneira correta, já que é importante para o conforto do animal. “Há necessidade de você casqueá-lo ou ferrá-lo para aliviar as pressões que as articulações, os tendões e os ligamentos sofrem. Então, o casqueamento deve ser feito regularmente. É necessário esse manejo e cuidado com qualquer cavalo. É indicado domá-lo antes de casqueá-lo, depois disso, tentar ferrar. É um processo que se evoluiu em etapas, sempre pensando no conforto do cavalo”, destaca o instrutor.
O curso foi realizado através da parceria entre a prefeitura, por meio da Casa da Agricultura, com o Sindicato Rural de Cardoso, o SENAR, a FAESP e com o apoio de produtores rurais que cederam seus cavalos para a realização das aulas práticas.