BANCOS
Febraban libera bancos definirem horário de funcionamento das agências
Febraban libera bancos definirem horário de funcionamento das agências
Federação entendeu que bancos possuem perfis próprios e vê transações digitais mais fortes durante pandemia
Federação entendeu que bancos possuem perfis próprios e vê transações digitais mais fortes durante pandemia
Bancos poderão escolher se manterão agências abertas até 16h ou se encerrará as atividades às 14h
Da Redação/IG
O tradicional horário de funcionamento das agências bancárias, das 10h às 16h, poderá não ser o mesmo agora que as restrições devido à pandemia de Covid-19 estão sendo flexibilizadas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) liberou as instituições financeiras para adotar política própria para abertura e fechamento das agências na retomada das atividades, conforme as características e estratégias internas de cada empresa.
Segundo a entidade, não haverá processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia, já que cada banco tem um perfil. Além disso, o uso de serviços bancários eletrônicos, como mobile banking (pelo celular) e internet banking (pelo computador), cresceu na pandemia e já é majoritário na preferência dos clientes.
Em contrapartida, a participação das agências nas transações bancárias caiu de 9% em 2016 para 3% em 2020.
No celular, o volume de transações passou de 43%, em 2019, para 51%, em 2020. Ao todo, a participação dos meios digitais no uso dos serviços bancários subiu de 52%, em 2016, para 62% em 2019 e 67% em 2020, impulsionado pela pandemia.
A Febraban ressalta que procedimentos de segurança sanitária — como higienização das agências, uso de máscara pelos funcionários e oferta de álcool em gel — deverão continuar sendo seguidos pelos bancos com a flexibilização do isolamento social.
Confira os horários de funcionamento dos bancos:
O Santander informou que voltou a trabalhar das 10h às 16h desde o primeiro dia útil de outubro e destacou que algumas agências, como as que concentram pagamento de INSS, abrem às 9h.
A Caixa deve retomar os horários pré-pandemia (entre 10h e 16h) a partir de 23 de novembro. Até a data, as agências funcionam das 8h às 13h exclusivamente para serviços essenciais.
O Bradesco afirmou que manterá seu horário de funcionamento entre 10h e 14h enquanto durar a pandemia.
O mesmo fará o Banco do Brasil, que vai continuar funcionando das 10h às 14h.
O Itaú não se manifestou sobre alteração nos horários de atendimento
Fonte: economia.ig.com.br