LITERATURA

Aos 7 anos, fernandopolense lança livro que narra ‘aventuras’ inspiradas na família

Aos 7 anos, fernandopolense lança livro que narra ‘aventuras’ inspiradas na família

“Porque a cada brincadeira novas histórias surgirão”, destaca autora mirim

“Porque a cada brincadeira novas histórias surgirão”, destaca autora mirim

Publicada há 2 anos

Laura lançou, no início deste mês, o seu livro: “Primeiro Conto da Laurochinha” 

Breno Guarnieri 

A autora Laura Fonseca Diogo Domiciano, de 7 anos, natural de Fernandópolis, lançou, no início deste mês, o seu primeiro livro na livraria Inspiração, no Shopping Center Fernandópolis. Durante o evento todos os livros foram esgotados. As escolas municipais, CEMEI Irma de Castro e CEMEI Maria Simão também receberam dois volumes para cada instituição, pois a autora foi estudante nestas unidades de ensino. A escola Adventista, onde Laura estuda, atualmente, também foi presenteada com dois volumes de seu livro. Ela já “frequentava” a escola ainda na barriga da mãe, que era diretora de escola, na época. Hoje, Laura, está no 1º ano do Ensino Fundamental, mas desde que era bebê já folheava os livros e tentava ler através das imagens. É uma menina alegre, que gosta muito de conversar, estudar, ler, ouvir histórias e brincar. Ela dedicou o livro ao seu irmão e amigo Davi, eterno parceiro de travessuras e brincadeiras.

O EXTRA: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

LAURA: Desde que eu estava na barriga da minha mãe já ouvia histórias, quando bebê folheava os livros tentando ler as imagens. E mesmo antes de saber ler e escrever eu já imaginava histórias e as contava. 

O EXTRA: Você é autora do livro “Primeiro Conto da Laurochinha”. Poderia comentar?

LAURA: Essa história é uma invenção. Criei a partir de uma história de infância que a minha mãe me contou e achei muito engraçada. Então usei minha família e meu cachorro como personagens, envolvendo cada um deles num enredo de mistério, aventura e muito amor. 

O EXTRA: Quanto tempo levou para concluir o seu livro? Existem novos projetos em pauta?

LAURA: A história foi inicialmente inventada quando eu tinha 5 anos enquanto brincava com meu irmão e somente no início deste ano, quando comecei a estudar no primeiro ano e a escrever da forma convencional, é que escrevi minha história. O lançamento oficial ocorreu agora que já tenho 7 anos. Minha família não quis antecipar minha alfabetização. Queriam que eu brincasse, continuasse lendo e sendo uma criança feliz. Já tenho alguns rascunhos de histórias novas pra revisar, mas no momento vou me dedicar a levar o “Primeiro Conto da Laurochinha” ao máximo de pessoas que conseguir, inclusive se Deus permitir quero estar com ele na Bienal do livro ano que vem.

O EXTRA: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

LAURA: O trecho mais especial pra mim é quando os personagens Laura e Davi culpam o cachorro. É hilário e leva a uma reflexão sobre falar a verdade e manter a confiança dos pais.

O EXTRA: Como o leitor deverá proceder para adquirir um exemplar do livro e saber um pouco mais sobre o seu trabalho literário?

LAURA: É possível adquirir por meio do telefone do meu pai Fabiano (17) 99608-8316 ou por meio do site da Amazon no seguinte link: https://www.amazon.com.br/dp/6587995098/ref=cm_sw_r_cp_apan_glt_i_D1C503MPEBCSR5EEVXA0.

O EXTRA: Deseja encerrar com algum comentário?

LAURA: Agradeço muito a oportunidade de divulgar meu livro e de mostrar que as crianças têm muito potencial criativo e imaginário, por isso precisamos de interação, brincadeira e leitura, pois a cada brincadeira novas histórias surgirão!

últimas