PANDEMIA

LabMóvel instalado em Mirassol irá analisar exames de Covid-19 de Fernandópolis

LabMóvel instalado em Mirassol irá analisar exames de Covid-19 de Fernandópolis

Objetivo é acelerar o diagnóstico de exames de Covid-19

Objetivo é acelerar o diagnóstico de exames de Covid-19

Publicada há 2 anos

Butantan cria laboratório móvel para sequenciar variantes do SARS-CoV-2 em  cidades do interior de São Paulo - Instituto Butantan

O laboratório será instalado na praça Dr. Anísio José Moreira, na região central de Mirassol - Foto: Reprodução

Da Redação

Visando acelerar o diagnóstico de exames de Covid-19, o município de Mirassol irá receber no próximo dia 07, o “LabMóvel”, um laboratório itinerante do Instituto Butantan. Além de agilizar os diagnósticos, o laboratório também irá sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na cidade e região.

Além de Mirassol, também serão analisados os exames enviados pelas cidades de Fernandópolis, Tanabi, Bálsamo, Bady Bassitt, Guapiaçu e Pindorama. 

Representantes do Instituto Butantan e da Saúde destes sete municípios estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, 28, no auditório Cândido Brasil Estrela, em Mirassol. Durante o encontro, foi explicado o funcionamento do laboratório e distribuído o material de coleta para a realização dos exames. O laboratório será instalado na praça Dr. Anísio José Moreira, na região central de Mirassol.

O diagnóstico da doença sairá em até 24h, contadas a partir do momento em que as amostras chegam ao LabMóvel, enquanto o sequenciamento levará de três a seis dias. Todo o processo para análise das variantes dura de 10 a 12 dias.

Através do sequenciamento genômico de parte das amostras que deram positivo no exame RT-PCR, é possível saber quais são as regiões mais críticas e as variantes predominantes em cada Departamento Regional de Saúde (DRS).

últimas