CLIMA
Fernandópolis recebe sinal de alerta do CENAD por conta de chuvas
Fernandópolis recebe sinal de alerta do CENAD por conta de chuvas
O sinal é devido ao forte cumulado de chuva registrado no município nas últimas 12 horas
O sinal é devido ao forte cumulado de chuva registrado no município nas últimas 12 horas
Da Redação
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais enviou um sinal de alerta para o município de Fernandópolis na madrugada desta segunda-feira, 31 de janeiro.
O sinal é devido ao forte cumulado de chuva registrado no município nas últimas 12 horas. Os acumulados de precipitação são de até 115 mm em 72 hora(s) e de 23 mm em 1 hora(s) no município. Foi registrado pela estação pluviométrica do Cemaden, instalada no paço municipal e monitorada pela Defesa Civil local, o acumulado de 106 mm nas últimas 12 horas de domingo, 30. Por isso foi emitido o sinal de alerta, pois a estimativa de precipitação instantânea do radar de São Roque indica áreas de instabilidade com potencial para chuvas de intensidade fraca a moderada no município. É considerado pela Defesa Civil chuva fraca de até 10 mm/h, chuva moderada de 10 a 40 mm/h, e chuva forte de 40 mm/h.
Em Fernandópolis estima-se que 4 pessoas em 1 moradia estejam expostas ao risco alertado. A atenção são às áreas de risco mapeadas pela CPRM (2014) e atualizadas pelo PLANCON (2017/2019) - Plano de Contingência Municipal, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se áreas sujeitas a solapamento de margem e há presença de voçoroca. Esta situação associada à precipitação acumulada e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer processos erosivos nessa áreas mapeadas de riscos.
A previsão meteorológica indica possibilidade de continuidade das chuvas nas próximas horas, onde poderá atingir o acumulado de mais 24 mm nesta segunda-feira e até mais 40 mm para terça-feira.