NOVO MOMENTO

Fernandópolis segue Estado e uso de máscara em ambientes abertos é opcional

Fernandópolis segue Estado e uso de máscara em ambientes abertos é opcional

Decreto assinado pelo Governador João Doria salientou que proteção permanece obrigatória em espaços fechados

Decreto assinado pelo Governador João Doria salientou que proteção permanece obrigatória em espaços fechados

Publicada há 2 anos

Fernandópolis segue governo estadual e libera uso de máscara em ambientes abertos - Foto: Pedro Alves/g1

Da Redação 

Começou a valer na quarta-feira, dia 9, a não obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos em Fernandópolis. A Prefeitura informou à reportagem que vai seguir a orientação do Governo do Estado de São Paulo, que libera o uso do acessório.

O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios. Cidades da região, como Votuporanga e Rio Preto, também seguem as orientações do Estado.

“A decisão de hoje (quarta-feira) se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, afirmou Doria. “É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão”, reforçou o Governador.

O decreto assinado por Doria tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

A decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.

Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

últimas