POLÍTICA
Oposição lança candidatura a estadual e articula nome para a disputa federal
Oposição lança candidatura a estadual e articula nome para a disputa federal
Pinato e a volta de quem não foi; Doria e a desistência de desistir
Pinato e a volta de quem não foi; Doria e a desistência de desistir
Oposição lança candidatura a estadual e articula nome para a disputa federal
Avenor, Colombano e Ana: protagonistas de pré-candidatura para a Alesp. Foto: Reprodução/Facebook
“Não! Engana-se quem aposta que a oposição local ficará inerte no próximo ano, assistindo passiva, a caravana situacionista passar, carimbando seus nomes para a disputa estadual e para a federal”. Eis as proféticas palavras proferidas em nossa coluna de 02 de outubro passado, antecipando, novamente, os acontecimentos atuais (clique aqui para rememorar).
Pois sua primeira parte – a referente à candidatura para a Assembleia Paulista – já se materializou e tem nome e sobrenome definido: Renato Colombano que, em mais uma de suas mudanças partidárias, está no PSD (aquele mesmo liderado, municipalmente, por Ana Bim e seu marido Avenor e nacionalmente por Gilberto Kassab).
Ele ratificou, na sexta-feira, 01, que se filou na agremiação com a garantia de disputar a vaga em outubro e apresentando discurso análogo a outros pretendentes: união local e regional e somatório de forças em busca da vitória.
Porém Renato ainda pode não se considerar o único concorrente estadual fernandopolense.
Outros nomes estão no cenário e também aguardam definições para se apresentarem (ou não) publicamente.
Há! Ainda resta a segunda parte da profecia a se confirmar, com o surgimento do nome daquele que partirá para a disputa federal, pleiteando uma vaga na Câmara dos Deputados e concorrendo, local e regionalmente, com o deputado Fausto Pinato.
Três lideranças ainda remanescem como pretendentes e a definição aparenta ser mera questão temporal.
Todo esse movimento ainda é fruto do pleito municipal de 2020 e tem vistas arreganhadas para 2024.
Encerrada a ‘Quinta Maluca’, 31, eis que, a nível nacional, surgiu a indagação de qual a candidatura beneficiada com a decisão do ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro que desistiu de se candidatar, ao menos por agora, para a disputa presidencial. Para onde migrarão seus atuais eleitores estimados pelas mais recentes pesquisas em cerca de sete a oito pontos percentuais?
Segundo análise do cientista político e diretor da Quaest – instituição responsável pela pesquisa com a Genial, na qual Moro detém 7% das preferências – Felipe Nunes, tal renúncia já fora objeto de quesito avaliativo em suas pesquisas, sendo que um mês atrás, os resultados foram:
- 30% dos eleitores de Moro não pretendem votar em ninguém;
- 22% dos eleitores de Moro devem votar em Bolsonaro;
- 15% dos eleitores de Moro migrarão para a candidatura de Lula;
- 11% dos eleitores de Moro escolheram Ciro Gomes;
Enquanto isso...
*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de sexta-feira, 01/04/2022.
Pinato e a volta do que não foi
Transcorrido o prazo de migração partidária, eis que o federal fernandopolense acabou por ficar no Progressistas (PP), ao contrário do que indicavam especulações que o colocaram no PSB de Márcio França, no MDB de Baleia Rossi e até no recém-fundado União Brasil. A confirmação de Eduardo Bolsonaro - seu eterno desafeto - no diretório do PL (e não no PP), facilitou a continuidade. Fausto fala em autonomia estadual em suas mãos, sobretudo no noroeste paulista e em influência na escolha do PP entre Rodrigo Garcia (PSDB) ou Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Novamente na Câmara de Macedônia
Parece não ter fim os contenciosos naquela edilidade. Após a recordista cassação simultânea de cinco vereadores, agora é uma diligência policial de busca e apreensão que recolheu celulares de parlamentares e captou imagens do sistema interno de vídeo. Ainda não se sabe qual a fundamentação fática, mas a ação atingiu somente edis que compuseram a Comissão Processante.
Itamar deixa Agricultura
O deputado estadual emedebista deixou a pasta, também seguindo exigência legal, e se desincompatibilizou para disputar o pleito de outubro. O santa-fé-sulense, agora cidadão rio-pretense, tentará manter-se na Assembleia Legislativa, mas tem em mira a sucessão de Edinho Araújo em 2024. Seu ato foi acompanhado por outros nove secretários, além do próprio governador João Doria, é claro, que 'desistiu de desistir' da disputa presidencial.
Expos e Festas: a volta dos grandes eventos
Após dois anos, a região torna a sediar as tradicionais festas do peão e exposições. Nos próximos tempos estão previstos o Jales Rodeio Show entre os dias 20 a 24 de abril, com atrações do porte de Bruno & Marrone. Na semana seguinte, dentre os dias 27 a 30, ocorrerá o Valentim Rodeio Show, trazendo Matogrosso & Mathias, João Bosco & Vinícius e Bruno & Marrone. Em maio, durante dois finais de semana (20 a 22 e 26 a 28), ocorrerá a Expo de Fernandópolis, com portões abertos e shows de César Menotti & Fabiano e Zé Neto & Cristiano.