Etec de Fernandópolis teve dez alunos medalhistas na competição
Da Redação
A participação de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) tem se tornado cada vez mais relevante. Nesta 25ª edição da competição, eles conquistaram um total de 270 medalhas, mais que o dobro do ano passado (110).
Em especial, a Etec de Fernandópolis teve 10 alunos medalhistas na referida competição.
Em 2022, a OBA contou com cerca de 1,2 milhão de inscritos, entre estudantes de todas as séries dos Ensinos Fundamental e Médio, de mais de 12 mil unidades de ensino. De volta ao formato presencial, a competição foi realizada nas escolas participantes, com aplicação de prova com dez perguntas de astronomia e de astronáutica. Ao todo, alunos das Etecs conquistaram 34 medalhas de ouro, 81 de prata e 155 de bronze.
Mostra de foguetes
Paralelamente à OBA, ocorreu a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual os estudantes foram desafiados a construir e lançar, o mais distante possível, foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou canudo de refrigerante.
Na MOBFOG, os alunos das Etecs conquistaram 20 medalhas, sendo 6 de ouro e 14 de prata. Cerca de 190 mil alunos de 3,6 mil escolas participaram da competição.