MINUTINHO
Opinião sobre o semelhante
Por: Joanna de Ângelis
Sempre que interrogado a respeito de alguém, fornece impressões positivas.
Na impossibilidade de fazê-lo, porque a pessoa tenha uma conduta irregular, silencia ou elucida com bondade, evitando piorar-lhe a situação ou torná-la mais divulgada.
Não és fiscal do comportamento alheio, nem podes imaginar se aquele equivocado de ontem, não se encontra hoje em processo de recuperação.
Sejam tuas a opinião que edifica e a palavra que ajuda sempre.
CRÔNICA
Nossa podridão interior
Por: Hugo Lapa
Houve uma época em minha vida em que obtive um aprendizado muito importante. Muitas moscas começaram a aparecer na minha casa. Elas incomodavam bastante, pois a todo momento estavam passando por nós, esvoaçando em nosso rosto, pousando em todo lugar e tirando nossa tranquilidade.
Comecei então a tentar combatê-las de todas as formas. Usei inseticidas diversos, brigava com elas, tentava matá-las com um mata-moscas e me irritava muitíssimo com essa situação. Aquele martírio parecia não ter fim.
Um dia, alguém me disse uma frase que ficaria marcada para sempre em minha consciência: “Não adianta ficar lutando contra as moscas que aparecem, é preciso identificar, em sua casa, aquilo que as está atraindo”. Então decidi procurar em minha própria casa o que poderia estar atraindo tantas moscas. Foi quando descobri que havia esquecido, no cantinho de um banheiro já interditado, um saco de lixo que já tinha apodrecido. Era esse lixo que durante todo esse tempo atraia as moscas. Então eu retirei o lixo e elas nunca mais apareceram.
Imagem: Ilustração/Hypescience
Essa é uma grande lição para a vida de todos. Muitas pessoas ficam lutando contra os problemas, se digladiando com as pessoas, combatendo tudo aquilo que vem externamente nos incomodar. No entanto, poucos são os que procuram em sua própria casa, ou seja, em nosso próprio interior, o “lixo” que está atraindo tudo isso para a nossa vida. O lixo é simbolicamente a representação da podridão que existe em nosso interior, em nosso inconsciente. É essa podridão ou imperfeição dentro de nós que atrai tudo aquilo que nos incomoda, que nos faz sofrer, que tira a paz em nossa vida.
É preciso refletir: o que existe dentro de mim que atraiu essa pessoa que tanto me fez mal? O que existe dentro de mim que criou esse problema? O que existe dentro de mim que me fez acreditar nessa pessoa que não merecia confiança? O que existe dentro de mim que me faz sofrer sempre com a mesma situação que se repete? O que existe dentro de mim que se ofende, que me enfraquece, que me deixa exausto e estressado? O que existe dentro de mim que atraiu isto ou aquilo que me faz sofrer? O que cria todos esses pensamentos negativos que tal como moscas, tentamos espantar, mas eles sempre voltam depois? Tudo aquilo que chega em nossa vida, de certa forma, nós atraímos com nossa energia e com nossa escuridão interior.
Portanto, ao invés de ficar lutando contra tudo que você considera ruim, procure encontrar no seu interior o que as estão atraindo.