QUEIMA DE ESTOQ

Lojas apostam nas liquidações de começo de ano

Lojas apostam nas liquidações de começo de ano

Para tentar conquistar os compradores, as lojas oferecem descontos de até 70%

Para tentar conquistar os compradores, as lojas oferecem descontos de até 70%

Publicada há 7 anos

Por Lívia Caldeira


O Natal é a data culturalmente estipulada para dar e receber presentes, mas em tempos de crise, muitos consumidores preferiram esperar pelas liquidações de começo de ano para ir às compras. Para tentar conquistar compradores,lojas de roupas, calçados e eletrodomésticos, em especial, oferecem  descontos de até 70%, além de condições especiais de pagamento. Tudo para tentar estimular o consumo,que cai trimestre após trimestre, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto).Quem sempre aproveita essas promoções é a manicure Amanda Cais, que conta que adora comprar roupas com descontos. “Amo as liquidações desse período, vou conseguir renovar meu guarda-roupa gastando pouco”,comenta.


Algumas lojas do comércio estão liquidando os produtos com a intenção de renovar o estoque para o próximo mês ea expectativa de vendas entre os lojistas é positiva . Gerente de uma loja de calçados, Ivani Rodrigues disse que a liquidação ajuda a manter as venda sem alta. “Todos os anos realizamos a liquidação para a entrada de novos produtos.As vendas no Natal deste ano já melhoraram em relação ao ano passado e a expectativa é de que com as promoções,aumentem ainda mais”, informou.Segundo ela, houve uma grande contratação de funcionários no comércio da cidade nos últimos meses, o que teria aumentado o consumo.


A dona de casa Cristina Ferreira conta que esperou as promoções de janeiro para comprar os presentes de Natal.“Ultimamente só compro produtos que estão com desconto,inclusive alimentos”, relatou.Em uma loja de eletrodomésticos,clientes começaram a formar fila já na madrugada de ontem (06) para aproveitar os descontos oferecidos pela empresa em produtos como eletro domésticos, eletrônicos,móveis, utilidades domésticas e artigos de informática.


ORIENTAÇÃO DO PROCON SOBRE TROCAS DE PRESENTES

De acordo com o Procon(Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Fernandópolis,os lojistas não são obrigados a realizar a troca por motivo de gosto, cor ou tamanho,exceto para situações em que o produto apresenta algum dano. Em caso de defeito,as lojas possuem um prazo de até 30 dias para sanar o problema. Caso isso não ocorrer,o consumidor tem direito à troca ou devolução.Ainda de acordo com o Procon,para compras efetuadas na internet, a troca ou devolução deve ser exigida em um prazo de sete dias a partir da data de confirmação da aquisição do produto ou entregado mesmo. O comprador que se sentir decepcionado como que lhe foi entregue deve entrar em contato com a empresa e combinar o reenvio do produto por ele ou a coleta do mesmo pelas transportadoras.Em todos esses casos, é necessária a apresentação da nota fiscal.


Empurra-empurra e correria para garantir os descontos em loja de eletrodomésticos



últimas