ARTIGO

SOMOS TODOS VOCACIONADOS

SOMOS TODOS VOCACIONADOS

Tiago Vinícius, Seminarista da Diocese de Jales e estudante do 4° ano de teologia

Tiago Vinícius, Seminarista da Diocese de Jales e estudante do 4° ano de teologia

Publicada há 1 ano

No dia 20 de novembro de 2022, pela terceira vez, a Igreja do Brasil iniciou o Ano Vocacional nacional. O primeiro Ano Vocacional aconteceu em 1983; o segundo, em 2003 e agora, em 2023, o terceiro Ano Vocacional. 

A cada 20 anos, a Igreja do Brasil, nos propõe um ano todo dedicado às vocações, como bonita oportunidade para celebrar a vocação e redescobri-la; celebrar o dom recebido e celebrar o chamado de amor que Deus nos faz. Com o terceiro Ano Vocacional, a Igreja deseja que todos os seres humanos, redescubram sua vocação, renovem o seu “sim” e a alegria de amar e servir. 

Nos dias hodiernos, urge a necessidade de falar de vocação, uma vez que estamos todos, inseridos em uma sociedade marcada pela auto-referência, pelo egocentrismo, pela secularização, pelo individualismo e pela ausência do temor de Deus. Pouco se diz sobre vocação hoje, pouco se compreende sobre isso, e quando se fala, toca, apenas nas vocações específicas e se esquecem que toda pessoa humana foi criada com um propósito e um fim. Afinal, o que é a vocação? Em poucas palavras, pode-se dizer que vocação é um projeto único e irrecitável pensado por Deus, desde toda eternidade. Vocação então é um chamado a viver em união com Deus, que nos ama na sua totalidade, e sem reservas e compartilha conosco da sua felicidade. 

Os bispos do Brasil, olhando para tal realidade, compreenderam a necessidade de se falar, novamente, de vocações. Segundo Dom João Francisco Salm o Ano Vocacional deseja: “Ajudar cada pessoa a acolher o chamado de Jesus, como graça e seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho em saída missionária". Este Ano nos convida a sair do comodismo, colocando nossa vida a serviço, testemunhando a alegria Evangelho e a alegria de sermos vocacionados e vocacionadas de Deus. 

O Ano Vocacional deste ano traz como lema “Corações ardentes, pés a caminho”, retirado de Lucas 24, 32-33. A iluminação bíblica deste Ano Vocacional, nos estimula a percorrer, novamente o mesmo caminho dos discípulos de Emaús. Voltar o nosso olhar a Àquele que nos vocacionou e chamou. Emaús ensina-nos a procurar, de dentro para fora, uma nova estação vocacional. Necessitamos redescobrir o chamamento de Deus, e isso, só será possível, seguindo a pedagogia dessa passagem bíblica que consiste na escuta da Palavra e na íntima relação com a Eucaristia, pois “emaús” é despertar a multidão, discernir a vocação e levar consolação. 

A oportunidade nos é dada.Façamos deste Ano Vocacional um tempo de encontro; encontro com o Pai que nos chama, com o Filho que revela as Escrituras e parte o pão e encontro com o Espírito Santo que nos possibilita viver nossa vocação, segundo o desejo do Pai e do Filho, sendo nós, assembleia dos chamados e convidados a testemunhar o amor vivendo a nossa vocação cristã. 

Santa Fé do Sul, 15 de dezembro de 2022. 

últimas