Os equipamentos deveriam ter sido entregues em dezembro - Foto: reprodução
Da Redação
Por conta da troca de governo, foi adiada a chegada das câmeras que seriam instaladas nos uniformes dos policiais militares que atuam na região
De acordo com o plano inicial, os equipamentos deveriam ter sido entregues em dezembro, mas o governo do Estado decidiu refrear o envio em função da troca de governo e do secretário de Segurança Pública.
O adiamento pode ser um indicativo de que pode haver mudanças no modo de utilização do material. As câmeras seriam enviadas para o Comando de Policiamento do Interior (CPI-5 neste mês e encaminhadas para o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Havia ainda a expectativa de que chegassem câmeras para o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). A partir de janeiro, as câmeras chegariam para as cidades da região.
Ao longo da campanha eleitoral, o candidato Tarcísio indicava uma guinada na política de uso de câmeras nas fardas dos PMs, porém, na última semana, ele já demonstrou recuar da posição.
Segundo o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o uso do equipamento evitou 104 mortes entre julho de 2021 e julho de 2022 no Estado de São Paulo. A instalação das câmeras nas fardas é apontada como principal motivo da redução de até 80% nos índices de letalidade policial.