POLÍTICA

Justiça Estadual de Jales anula eleição e manda Câmara realizar nova votação em 48h00

Justiça Estadual de Jales anula eleição e manda Câmara realizar nova votação em 48h00

Juiz Adílson Balloti entendeu que presidente não poderia ter sido reeleito

Juiz Adílson Balloti entendeu que presidente não poderia ter sido reeleito

Publicada há 1 ano

Bismark Kuwakino, Carol Amador, Andréa Moreto e Riva Rodrigues: eleição anulada. Foto: Divulgação / C.M. de Jales

Da Redação

A Justiça Estadual concedeu Tutela de Urgência em ação proposta pelo vereador Deley Vieira e anulou a eleição da nova Mesa Diretora ocorrida em sessão extraordinária realizada no último dia 12.

Na decisão, o juiz Adílson Balloti afirmou que que o presidente da Casa, reeleito para novo mandato, estava impedido, por força do artigo 15 da Lei Orgânica de Jales, de concorrer na eleição subsequente.

Balloti mandou o legislativo municipal anular a eleição para o cargo de Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jales relativa ao biênio 2023/2024 e determinou determinou que o Bismark, em 48 horas, convoque e promova nova eleição, exclusivamente para o cargo de Presidente da Casa, sob pena de desobediência, observando-se nessa nova eleição a proibição constante do art. 15 da Lei Orgânica e art. 13 do Regimento Interno da Casa.

COMO FOI

A Câmara, em Sessão Extraordinária (12), elegeu a Mesa Diretora para 2023/2024.

Inicialmente, os parlamentares votaram em Bismark Kuwakino (PSDB) e Deley Vieira (UB) para presidente, Carol Amador (MDB) e João Zanetoni (PSD) para vice-presidente, Hilton Marques (PT) e Andrea Moreto (Pode) para primeiro secretário e Elder Mansueli (Pode) e Riva Rodrigues para segundo secretário e todos os candidatos ficaram empatados, cada um com 5 votos.

No segundo escrutínio, os resultados foram: Bismark Kuwakino e Deley Vieira receberam 5 votos cada para presidente, Carol Amador e Ricardo Gouveia receberam 5 votos cada para vice-presidente, Hilton Marques e Andrea Moreto receberam 5 votos para primeiro secretário e Elder Mansueli e Riva Rodrigues receberam 5 votos para segundo secretário. 

Por ter persistido o empate para todos os cargos, foram declarados eleitos os vereadores que obtiveram mais votos nas eleições municipais, de acordo com o Inciso VII do Regimento Interno e Parágrafo único do Artigo 14 da Lei Orgânica do Município.

Apesar de o presidente ter anunciado o vereador Ricardo Gouveia como vice-presidente eleito, por ter obtido 5 votos e ter sido o mais votado na eleição municipal de 2020, o anúncio foi equivocado, pois o segundo escrutínio é realizado somente com os dois vereadores mais votados para cada cargo, de acordo com o Inciso VI do Artigo 16 do Regimento Interno. Diante da constatação, foi declarada como vice-presidente eleita a vereadora Carol Amador.

A Mesa Diretoria ficou constituída por: presidente Bismark Kuwakino, vice-presidente Carol Amador, primeiro secretário Andrea Moreto e segundo secretário Riva Rodrigues.

Os eleitos estarão automaticamente empossados a partir de 1º de janeiro de 2023.

O Poder Legislativo entrará em recesso no dia 16 de dezembro até o dia 1º de fevereiro de 2023.

últimas