Imagem do início de dezembro quando Francisco visitou Bento XVI. Foto: Handout / Vatican Media / AFP
Da Redação / O Tempo
O papa emérito Bento XVI, para quem seu sucessor Francisco pediu orações na quarta-feira (28), encontra-se em estado grave, mas estável, anunciou nesta quinta-feira (29) o Vaticano, um dia após o apelo do papa Francisco por orações a seu predecessor de 95 anos.
"O papa conseguiu descansar bem na noite passada, está acordado e está totalmente lúcido hoje, ainda que seu estado continue grave, a situação é estável", anunciou em comunicado o diretor do serviço de comunicação do Vaticano, Matteo Bruni.
O papa Francisco anunciou na quarta-feira que o antecessor estava "muito doente" e pediu orações pelo papa emérito, cuja renúncia em 2013, por motivos de saúde, surpreendeu o mundo.
"A saúde dele piorou há três dias. As funções vitais falham, inclusive o coração", disse uma fonte do Vaticano à AFP na quarta-feira, antes de explicar que não está prevista uma hospitalização, já que a residência de Bento XVI dispõe dos equipamentos médicos necessários.
Francisco visitou Bento XVI, cada vez mais frágil e em cadeira de rodas, ontem. As fotos de uma visita anterior, em 1º de dezembro, mostram o papa emérito debilitado. No último vídeo de Bento XVI, divulgado pelo Vaticano em agosto, ele apareceu magro, com aparelho auditivo e sem condições de falar.
Fonte: https://www.otempo.com.br/