CIDADE IMPERIAL

Dono de cervejaria é detido por crime ambiental

Dono de cervejaria é detido por crime ambiental

Publicada há 7 anos

Da Redação


O empresário fernandopolense Cléber Faria - sócio-proprietário da cervejaria Cidade Imperial -, e outras cinco pessoas foram presos em uma operação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), realizada nesta quarta-feira (11), em Petrópolis/RJ. Todos são suspeitos de despejar, em uma área de preservação ambiental, resíduos da obra da nova sede da empresa.


De acordo com o delegado responsável pelo caso, Roberto Gomes, equipes em viaturas descaracterizadas se posicionaram em frente à obra e seguiram os caminhões até os terrenos onde realizavam o descarte ilegal dos materiais. Os policiais observaram que duas imensas áreas de floresta foram devastadas e até mesmo um riacho acabou soterrado.


Foram perseguidos e presos em flagrante três motoristas dos caminhões, bem como um operador de retroescavadeira que desmatava uma das áreas. A DPMA também identificou e prendeu em flagrante o proprietário do terreno devastado, Vander Cunha.


Todos foram autuados pelos crimes de destruir ou danificar floresta de preservação permanente e construir ou fazer funcionar estabelecimento ou obras potencialmente poluidores, contrariando normas legais. Somadas, as penas máximas para os dois delitos podem chegar a três anos e seis meses de detenção. Os envolvidos pagaram fiança e vão responder o processo em liberdade. Em depoimento aos policiais, Cleber Faria teria afirmado que "contratou uma empresa para efetuar o descarte correto dos resíduos de construção".


Momento da prisão dos motoristas; na mesma imagem, vista de área devastada



Segundo a Polícia, área foi desmatada de maneira irregular



Os policiais encontraram até mesmo um riachosoterrado pelo descarte ilegal de entulhos



Viaturas da DPMA diante da fábrica da Cidade Imperial, à Rua Mosela, Bairro Bingen, em Petrópolis, Rio de Janeiro




últimas