LITERATURA
‘Wicked’ e ‘Oz’: uma história
‘Wicked’ e ‘Oz’: uma história
Livro de Gregory Maguire que deu origem ao musical, ‘Wicked’ reinterpreta os acontecimentos de ‘O Maravilhoso Mágico de Oz’, que é apenas o primeiro de uma série de 14 títulos de L. Frank
Livro de Gregory Maguire que deu origem ao musical, ‘Wicked’ reinterpreta os acontecimentos de ‘O Maravilhoso Mágico de Oz’, que é apenas o primeiro de uma série de 14 títulos de L. Frank
Boa parte da graça de ‘Wicked’ está na forma como reinterpreta os acontecimentos de ‘O Mágico de Oz’ e lhes dá nova roupagem
No mês de março a Editora Leya anunciou a publicação do romance Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz, de Gregory Maguire, que, segundo a página do Facebook da editora, chegará às livrarias brasileiras agora em abril. A obra deu origem ao conhecido musical Wicked, da Broadway, que finalmente chegou ao Brasil, no teatro Renault, com superprodução da Time For Fun.
O lançamento de Wicked pela Leya coincide com a estreia da temporada do musical, que de algum modo já é conhecido do público, embora talvez nem todo mundo saiba: o sucesso Defying Gravity, originalmente gravado por Idina Menzel (que interpretou Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, no musical americano) e Kristin Chenoweth (a Glinda), recebeu uma regravação em 2009 pelo elenco da popular série Glee, no Brasil distribuída pela Fox, nas vozes de Chris Colfer (Kurt) e de Lea Michele (Rachel). Wicked, livro e musical, contam a história de eventos que supostamente teriam acontecido antes do livro O Maravilhoso Mágico de Oz (1900), de L. Frank Baum, eternizado no cinema pelo filme de 1939, que trazia Judy Garland no papel de Dorothy Gale. Wicked deve ser um dos casos de releitura que alcançaram quase tanta notoriedade quanto a obra original, invertendo o maniqueísmo do infantil de Baum ao pretender narrar como a Bruxa Má do Oeste se tornou má, e a natureza de suas relações com Glinda, a Bruxa Boa do Sul, com o Mágico de Oz, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Boa parte da graça de Wicked está na forma como reinterpreta os acontecimentos de O Mágico de Oz e lhes dá nova roupagem e nova profundidade.
O livro de Baum é uma obra infantil, na qual a Bruxa Má do Oeste é só mais um dos obstáculos que Dorothy enfrenta em sua jornada para conseguir voltar para casa. E muita gente acredita que o filme de 1939 é fiel ao livro, mas o final (além de vários outros detalhes) é diferente, então, basicamente, Oz possui uma dimensão muito maior do que o filme nos leva a crer. Afinal, os livros de Oz, escritos por L. Frank Baum, são uma série de 14 títulos, dos quais O Maravilhoso Mágico de Oz é só o primeiro. Sem contar outros tantos escritos por outros autores depois dele. Ou seja, Wicked fica ainda mais interessante do que já é quando temos a referência de O Mágico de Oz, com que dialoga o tempo inteiro. É como se Wicked fosse uma resposta a Oz e a cada situação dissesse, nas entrelinhas: “Olha só, na verdade, foi assim que aconteceu.” No Brasil, há muitas edições do primeiro livro de Oz, mas não de suas sequências. A Editora Biruta publicou em 2013 uma edição do segundo livro, A Maravilhosa Terra de Oz. A Editora Vermelho Marinho está publicando a série inteira, intitulada Mundo de Oz, pela primeira vez, desde 2014, e prevê que seja lançado, ainda este semestre, o quarto volume, Dorothy e o Mágico em Oz. Já foram publicados os três primeiros volumes: O Maravilhoso Mágico de Oz (2014), A Maravilhosa Terra de Oz (2014) e Ozma de Oz (2014), traduzidos por esta que lhes escreve. Ou seja, 2016 trouxe (e trará) várias oportunidades de conhecer melhor o universo de Oz, tanto pelos livros originais, quanto pela excelente releitura de Gregory Maguire, quanto pelo musical de estrondoso sucesso em vários países.
Sinopse do livro ‘Wicked’ Quando Dorothy triunfou sobre a Bruxa Má do Oeste no clássico infantil de L. Frank Baum, nós só ouvimos seu lado da história. Mas e quanto a sua arqui-inimiga, a misteriosa Bruxa? De onde ela veio? Como ela se tornou tão má? E qual é a verdadeira natureza do mal? Gregory Maguire cria um mundo de fantasia tão rico e vivo que nunca mais conseguiremos olhar para Oz do mesmo jeito.
Wicked é sobre uma terra em que animais podem falar e lutam para ser tratados como cidadãos de primeira classe, habitantes da terra dos Munchkins buscam o conforto da estabilidade da classe média, e o Homem de Lata se torna vítima de violência doméstica. E há também a menininha de pele verde chamada Elphaba, que crescerá para se tornar a infame Bruxa Má do Oeste, uma criatura esperta, irritadiça e mal-entendida, que desafia nossas ideias pré-concebidas acerca da natureza do bem e do mal.
Uma recriação surpreendentemente rica da terra de Oz, este livro reconta a história de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, que não era tão má assim, no fim das contas. Ao levar os leitores para além da estrada de tijolos amarelos, e imergi-los num mundo rico de imaginação e alegorias, Gregory Maguire pode acabar por mudar a reputação de uma das personagens mais sinistras da literatura.
Sinopse de ‘O Maravilhoso Mágico de Oz’
Dorothy é uma órfã que vive no interior do Kansas com seus tios. Inesperadamente, um ciclone a leva para uma misteriosa e fantástica terra, um lugar mágico e colorido, cercado por um deserto imenso e governado por um mago poderoso. Em seu caminho, Dorothy enfrenta muitos perigos como bruxas malvadas e monstros gigantes, mas conhece também três amigos incríveis que vão ajudá-la nessa jornada — um Espantalho que deseja um cérebro, um Leão que queria ser corajoso e um Homem de Lata que espera ganhar um coração. Os quatro se unem para encontrar o Mágico de Oz, que, segundo dizem, pode realizar todos os seus desejos, e assim Dorothy poderá, finalmente, voltar à casa de seus tios.
Sinopse de ‘A Maravilhosa Terra de Oz’
Tip é um órfão que vive no norte de Oz com Mombi, uma bruxa rabugenta. O garoto é muito travesso e um dia resolve assustar a bruxa com Jack, um boneco cuja cabeça é uma abóbora. Percebendo a armadilha, Mombi enfeitiça o boneco, dando-lhe vida, e promete se vingar do menino. Juntos, Tip e Jack fogem e chegam à Cidade das Esmeraldas, onde reina o Espantalho. Encontrando mais problemas, são obrigados a fugir de novo, pois o país está em guerra. Com a ajuda de seus velhos amigos, Homem de Lata e Glinda, e de seus novos companheiros, Zógol Besouro, Cavalete e Gumpo, buscam reestabelecer a paz na Terra de Oz e acabar com os planos da malvada Mombi.
Sinopse de ‘Ozma de Oz’
Algum tempo depois de voltar ao Kansas, Dorothy Gale embarca com seu tio em uma viagem para a Austrália. A menina, porém, não poderia imaginar que uma tempestade em alto-mar acabaria por levá-la à Terra de Ev, um lugar mágico próximo à Terra de Oz. Lá, Dorothy reencontra seus fiéis amigos Espantalho, Homem de Lata e Leão Covarde e conhece Billina, a esperta galinha amarela, Tik-Tok, o homem mecânico, e Ozma, a legítima herdeira do trono de Oz, que trouxe para Ev todo o seu exército. Juntos, os amigos pretendem devolver o Reino de Ev a seu rei de direito, aprisionado anos antes, junto com toda a sua família, pelo maligno Rei dos Nomos.
Coleção sobre a série ‘Mundo de Oz’, os três primeiros volumes podem ser encontrados no site da Livraria Cultura. Mais informações no site da Editora Vermelho Marinho
* CAROL CHIOVATTO É TRADUTORA E ESCRITORA, MESTRANDA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)