FERNANDÓPOLIS
Fernandópolis se torna oficialmente ‘cidade irmã’ do povo indígena Kuikuro
Fernandópolis se torna oficialmente ‘cidade irmã’ do povo indígena Kuikuro
Decreto foi assinado nesta quarta-feira,15, pelo prefeito André Pessuto
Decreto foi assinado nesta quarta-feira,15, pelo prefeito André Pessuto
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Na manhã desta quarta-feira, 15, o prefeito André Pessuto recepcionou ao lado de vereadores e secretários municipais, no Paço Municipal, integrantes da comunidade indígena Kuikuro, que fica localizada na região do Alto Xingu, estado do Mato Grosso.
Os indígenas vieram a Fernandópolis prestigiar a formatura do jovem Diego Kamaiurá, integrante da comunidade Kuikuro que se formou em Odontologia pela Universidade Brasil e vai retornar para o Alto Xingu com o objetivo de atender as comunidades indígenas da região.
Com o objetivo de estreitar os laços com os povos originários, promovendo o intercâmbio cultural e educacional, o prefeito André Pessuto assinou o Decreto nº 9.406/23 que torna Fernandópolis município ‘coirmã’ da comunidade indígena brasileira Kuikuro, localizada no Alto Xingu.
“Fernandópolis está dando um passo histórico em respeito à cultura indígena, visando promover educação, arte, cultura, preservação ambiental e a biodiversidade. Queremos promover essa integração comunitária e faço questão de Fernandópolis ser possivelmente uma das primeiras cidades do Brasil a criar um Decreto oficializando um laço tão importante com uma comunidade indígena”, disse o prefeito André Pessuto.
HÓSPEDE OFICIAL DO MUNICÍPIO
A comitiva do Alto Xingu que está visitando Fernandópolis é chefiada pelo conhecido Cacique Afukaka Kuikuro, importante líder indígena, inclusive com reconhecimento internacional. Diante a sua ilustre presença, o prefeito assinou o Decreto nº 9.407 instituindo o líder como hóspede oficial do município durante toda a sua permanência na cidade.
Após conhecerem a estrutura da Prefeitura de Fernandópolis, os visitantes foram conhecer a Casa do Artesão, acompanhados pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Cássio Araújo.
XINGU
O parque indígena do Xingu é considerado uma das mais importantes reservas do gênero no mundo. Fundada em 1961 pelo presidente Jânio Quadros, foi a primeira terra indígena homologada no Brasil.
Em sua última atualização, a área possui 16 etnias com uma população estimada de 5.200 indígenas. A comunidade Kuikuro tem registrados 522 indígenas.