Escultura do jacaré foi danificada mais uma vez. Foto: Reprodução / FocoNews
Da Redação
A escultura do jacaré, localizada na praça João Mariano de Freitas situada na área central de Jales foi novamente vítima de vandalismo.
A casca do monumento, que faz alusão à história da praça, foi danificada, causando prejuízos arquitetônicos à obra.
O profissional de segurança responsável pelo espaço foi até à Central de Flagrantes de Polícia Judiciária do município e registrou Bolem de Ocorrência.
A escultura já havia sido danifica anteriormente e as investigações visando identificar a autoria está a cargo da Polícia Civil.
A praça
A Prefeitura de Jales instalou, em maio de 2022, um memorial com direito à réplica do verdadeiro jacaré, sob a forma de escultura, além do “ninho do animal”, esculturas de tartarugas e um bonito paisagismo nas proximidades do espaço.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo da Prefeitura. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto Altimari, “voltada para a Avenida Francisco Jalles, uma das mais movimentadas da cidade, as esculturas do nosso famoso jacaré e das tartarugas não pretendem substituir o animal que chamou a atenção de tantos moradores de Jales e dos visitantes durante décadas, mas apenas manter viva a sua memória”.
Carlinhos lembrou que, no final de 2009, o Ministério Público e a Polícia Ambiental recomendaram que os verdadeiros animais que viviam na Praça fossem transferidos para um ambiente mais adequado, em um zoológico de Araçatuba, o que acabou ocorrendo no começo do ano seguinte.
Oficialmente, a Praça João Mariano de Freitas leva o nome de um dos pioneiros da cidade e um dos primeiros vereadores jalesenses.