TRÂNSITO

Câmeras em Fernandópolis não multam por excesso de velocidade, mas registram outras infrações

Câmeras em Fernandópolis não multam por excesso de velocidade, mas registram outras infrações

Elas registram (e podem multar) outras infrações graves e gravíssimas

Elas registram (e podem multar) outras infrações graves e gravíssimas

Publicada há 1 ano

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) publicou no início da tarde desta quarta-feira, 28/06/2023, um post em sua página no Facebook tentando esclarecer sobre a mais 'nova polêmica' instalada na cidade.

Após a afixação de placas informativas nos locais onde estão instaladas câmeras de monitoramento de trânsito, diversas manifestações de motoristas e usuários das vias públicas da cidade questionam publicamente se os equipamentos estão funcionando e aplicando multas. Muitos deles chegam a afirmar que as infrações por excesso de velocidade estão sendo apenadas e beneficiando o cofre da administração municipal com mais dinheiro.

Não é bem assim

Segundo a Semutran, as câmeras não funcionam como radar, ou seja, não registram multas por excesso de velocidade, mas têm outras funções fiscalizatórias e servem para aplicar multas de trânsito. Confira-a, na íntegra:

"A SEMUTRAN – Secretaria Municipal de Trânsito de Fernandópolis vem esclarecer que as placas com a informação ‘fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento’, tem por objetivo informar motoristas e pedestres, que no município existe o sistema de Câmeras de Vigilância.

O programa ‘Sentinela Digital’ já está em funcionamento desde abril de 2019, com todas as câmeras integradas ao sistema de monitoramento instalado na sede do 16º BPM/I. Não é radar e não haverá autuações por excesso de velocidade. O sistema pode identificar infrações graves de trânsito, por isso, pedimos sempre aos usuários das vias públicas que fiquem atentos as sinalizações e legislação de trânsito".

Esclarecendo

O sistema de monitoramento não funciona como radar e não registra multas por excesso de velocidade, mas seus vídeos podem servir de prova para aplicação de outras multas, tais como avançar sinal vermelho, falta de cinto de segurança, uso indevido de celular, conversação irregular, motos empinando, transitar na contramão, transportar pessoas ou animais na parte externa do veículo e outras.

Através do Sentinela Digital elas atuam na fiscalização através das placas dos veículos, podendo acusar ocorrências de furto/roubo, débitos de IPVA ou licenciamento e outras restrições administrativas.


últimas