Muita Água
AES mantém comportas abertas e aumenta ainda mais a vazão em usinas
AES mantém comportas abertas e aumenta ainda mais a vazão em usinas
Empresa enfatiza que “a ação é necessária para controle do nível dos reservatórios no período e não causa risco à população”
Empresa enfatiza que “a ação é necessária para controle do nível dos reservatórios no período e não causa risco à população”

Com a previsão do tempo indicando chuvas para as próximas semanas, a AES Tietê decidiu aumentar ainda mais a vazão de água nas Usinas de Água Vermelha, Barra Bonita e Caconde, nas quais as comportas já estão abertas há alguns dias. A empresa enfatiza que “a ação é necessária para controle do nível dos reservatórios no período e não causa risco à população”. O gerente de operações da AES Tietê, Antônio Carlos Garcia, explica o procedimento. “Ele é necessário por conta das chuvas que ocorreram e a previsão para os próximos dias. Por isso, as comportas, que já estão abertas, terão a vazão de água aumentada um pouco mais. As usinas seguem operando normalmente, de acordo com o despacho do ONS (Operador Nacional do Sistema)”, declarou.
AS USINAS
Ontem (01), pela manhã, na Usina de Água Vermelha, localizada no município de Ouroeste, a vazão subiu de 2.200 m³/s para 2.500 m³/s. Também nesta terça, no período da tarde, a Usina de Caconde teve sua vazão ampliada de 100 m³/s para 120 m³/s. Hoje, dia 02, a partir do meio-dia, será a vez da Usina de Barra Bonita, onde a vazão subirá de 1.000 m³/s para 1.100 m³/s.
SEGURANÇA PADRÃO
A abertura das comportas é um procedimento de segurança padrão para todas hidroelétricas do país, realizada para controle do nível do reservatório. Antes do início da abertura, é feita uma inspeção visual na saída das comportas e acionada uma sirene, com alcance de 3 Km, para alertar a população no entorno da usina. Tanto a abertura quanto o aumento da vazão ocorrem de forma gradativa para que a água seja liberada dentro do fluxo adequado para operação de cada usina, garantindo a segurança para os moradores da região e atendendo as normas do setor elétrico.