POLÍTICA

Vice-prefeito toma posse em Meridiano após a cassação de Márcia Adriano

Vice-prefeito toma posse em Meridiano após a cassação de Márcia Adriano

Afastamento foi pelo placar de 6 a 2 com uma abstenção

Afastamento foi pelo placar de 6 a 2 com uma abstenção

Publicada há 1 ano

Vereadores de Meridiano durante a sessão. Foto: Reprodução / Região Noroeste

Da Redação

Meridiano já tem novo prefeito empossado. Trata-se de Fábio Paschoalinoto, o popular Rapinha, eleito vice-prefeito na coligação com a prefeita Márcia Adriano, que teve o seu mandato cassado por decisão da maioria dos vereadores (6 a 2 e uma abstenção) em sessão realizada na tarde desta última quinta-feira, 13/07/2023.

Rapinha assume e, a princípio, deve administrar o município até o empossamento do próximo prefeito (01/01/2025) ou em caso de reversão judicial do ato legislativo que afastou Márcia.

A ex-gestora chegou a impetrar três petições na Justiça tentando anular a formação da Comissão Processante (PC). Todas foram indeferidas.

MOTIVO

A ex-prefeito foi acusada de improbidade administrativa após apurações realizadas por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) ter investigado gastos com viagens e diárias pessoais e para cobrir custos de seu esposo Edimar Casemiro de Lima, presidente do Fundo Social de Solidariedade. A comissão apontou irregularidades e identificou mais de 40 viagens do casal, com despesas de pouco mais de R$ 47 mil.

O julgamento foi realizado com base de Quebra de Decoro e crime político-administrativo com base no artigo 5º do Decreto-Lei 201/67. A acusação foi patrocinada pelo advogado Hery Kattwinkel 

Votaram pela cassação de Márcia os edis vereadores Edivan Cassio Tonelote, Rui Dias Barbosa, Juliana Lima de Miranda, Ismael Aparecido Marçal, Cleomar Faria Gonçalves e Lucio Roberto Binatti; foram contra Uelton de Paula Garcia e Benedito Franco da Costa. A abstenção foi de Alexandre Lopes que deixou o Plenário antes de concluir a votação.

A sessão teve início às 18h00, com a decisão sendo lida por volta das 00h00 e sendo encerrada às 04h00 desta sexta-feira, 14.

Márcia Adriano ainda não se manifestou oficialmente mas deve apresentar novos questionamentos na Justiça.


últimas