8ª EDIÇÃO

Congresso Internacional de Educação começa nesta 5ª feira em Votuporanga

Congresso Internacional de Educação começa nesta 5ª feira em Votuporanga

Mais de 1,5 mil profissionais de redes municipais de ensino de mais de 100 cidades brasileiras

Mais de 1,5 mil profissionais de redes municipais de ensino de mais de 100 cidades brasileiras

Publicada há 11 meses

Da Redação

Votuporanga volta a ser palco de um dos maiores eventos de educação do interior de São Paulo. A oitava edição do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista – CIENP começa nesta quinta-feira (27/7), na Cidade Universitária, reunindo mais de 1,5 mil profissionais de redes municipais de ensino de mais de 100 cidades brasileiras. 

O lançamento do congresso foi realizado nesta quarta, em parceria com a Sênior Editora, no Salão Firenze Eventos com a participação de prefeitos, secretários municipais de Educação e convidados. Os três palestrantes da abertura foram: o CEO do projeto Cidades Educadoras, Alex dos Santos Machado, Alessandra Bagallu Zamora e Andréa Zamora. Alessandra é advogada, mãe do Lucas, co-fundadora do Movimento Vai Lucas, fundadora do Instituto Lucas e idealizadora da Lei Lucas 13.772/18.

O tema deste ano do congresso será “Educação Inclusiva: afeto e aprendizagem” e norteará as apresentações de conferencistas reconhecidos em todo o Brasil. O CIENP contará com amplo espaço com estandes de empresas expondo novidades em tecnologia e soluções de ensino.

Haverá palestras de Rossandro Klinjey, José Pacheco e Herbet Lima, além de apresentação cultural de Natanael dos Santos. “O tema Educação Inclusiva traz à tona o que as pessoas acham que não existem como, por exemplo, o preconceito, o esquecimento dos usuários de cadeiras de rodas e cegos, ou seja, pessoas com alguma síndrome. Com isso, o congresso possibilita a discussão e o aprimoramento dos participantes”, afirma Natanael, que além das oficinas sobre “Metáforas da Língua Portuguesa com Musicalização”, ficará responsável pelo encerramento do CIENP na sexta-feira (28/7), com apresentação de músicas clássicas com instrumentos africanos e afro-brasileiros.

Outra atração desta edição será a mesa reflexão sobre a temática do congresso na quinta-feira (27/07), às 10h30, com a participação de Luciana Brites, Thiago Lopes e Guilherme Almeida. Além das palestras e mesa de reflexão, o 8º CIENP contará nestes dois dias de atividades realizadas na Cidade Universitária da Unifev, das 7h30 às 18h, com mais de 40 oficinas e minicursos.  

A organização é assinada pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Noroeste Paulista, Associação dos Municípios da Araraquarense – AMA e Unifev. O patrocínio master é da Soluções Moderna; apoio Itaú Social; parceiro técnico Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas; e expositores: Unifev, DSOP, DCPC, Aprende Brasil, Griô, Universitário, Amado Maker, Thiago Lopes, Sênior Editora, Moderna, Saber, Brasil Cultural, Avance, Netbil, Altbit, SIM Inova, BenQ, Fast Idiomas, Universos Editora e Aprender Editora.

“Este é o evento mais aguardado pelos profissionais da área, porque é uma oportunidade muito rica de atualização de conhecimento, com troca de informações e experiências por quem vivencia a educação e seus desafios. Este ano, teremos o tema voltado à inclusão, o que nos permitirá debates interessantes e esclarecedores”, destaca Marcelo Batista, coordenador executivo do ADE Noroeste Paulista.


últimas