OPORTUNIDADE

Etecs da região têm vagas para intercâmbio cultural abertas

Etecs da região têm vagas para intercâmbio cultural abertas

Destino: Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

Destino: Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda

Publicada há 11 meses

Da Redação

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS), que oferece 332 bolsas de estudo para cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Na Região de São José do Rio Preto, serão beneficiados 13 estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Santa Fé do Sul, Dr. José Luiz Viana Coutinho (Jales), Etec Elias Nechar, Frei Arnaldo Maria de Itaporanga (Votuporanga), Padre José Nunes Dias (Monte Aprazível), Philadelpho Gouvêa Netto (São José do Rio Preto), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Prof. Matheus Leite de Abreu (Mirassol), Profa. Marinês Teodoro de Freitas Almeida (Novo Horizonte) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Catanduva, Jales e São José do Rio Preto.

Do total de bolsas de estudo, 245 serão destinadas às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos na modalidade de educação a distância (EaD). Nas Fatecs, serão selecionados 87 alunos, sendo 3 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância e 3 para alunos da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

Nas Etecs, podem se candidatar jovens matriculados na segunda série dos Ensinos Médio ou Integrado ou no segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fatecs, o estudante precisa ter um Percentual de Progressão (PP) de Intercâmbio de 50 a 75% (informação disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA), com exceção da Fatec Votorantim, que iniciou as atividades neste ano, o percentual será de 14 a 50%.

O intercâmbio prevê um curso intensivo de língua inglesa ou espanhola, com duração de quatro semanas, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) e Sevis para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e tag de identificação das malas. Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais necessários para a viagem, como passaporte e custos de deslocamento para obtenção do visto americano. Os embarques estão previstos para novembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024. As inscrições estão abertas até o dia 27 de agosto, exclusivamente pela internet.

De acordo com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, o contato com diferentes culturas é uma experiência muito enriquecedora para os alunos das Etecs e Fatecs. “O Intercâmbio Cultural se destaca por ser um grande diferencial para os jovens no momento de ingresso no mercado de trabalho.” “Sabemos que os profissionais que conseguem se expressar em um segundo idioma são muito valorizados e largam na frente na busca por um emprego.”

Cronograma

  • Prazo de inscrições: até 27 de agosto;
  • Divulgação da lista provisória dos classificados:4 de setembro;
  • Prazo para interposição de recursos:4 a 10 de setembro;
  • Divulgação da lista definitiva dos classificados: 13 de setembro;
  • Prazo para envio do termo de compromisso: 15 de setembro;

Editais

Dúvidas de estudantes podem ser enviadas para o e-mail mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br.

Foto: Freepik

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

últimas