POLÍTICA
Itamar propõe atendimento veterinário remoto gratuito a cães e gatos em todo o Estado de São Paulo
Itamar propõe atendimento veterinário remoto gratuito a cães e gatos em todo o Estado de São Paulo
Proposta está no PPA encaminhado pelo governo à Assembleia
Proposta está no PPA encaminhado pelo governo à Assembleia
Deputado inclui emenda no PPA encaminhado à Alesp. Foto: Divulgação / AsCom
Da Redação
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) apresentou emenda ao Plano Plurianual (PPA) para que o Governo do Estado passe a oferecer atendimento veterinário remoto e gratuito para cães e gatos. O serviço ficaria a cargo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “A introdução desse serviço pelo Estado é de suma importância, pois proporcionará acesso mais amplo e conveniente aos cuidados veterinários para animais de estimação. Isso será especialmente benéfico para os tutores que frequentemente enfrentam dificuldades para obter atendimento presencial, devido à escassez de vagas ou longas filas nos serviços veterinários públicos”, afirma Itamar.
De acordo com a proposta, o serviço terá de seguir as normas estabelecidas na Resolução nº 1.465/2022 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O órgão enfatiza que a telemedicina veterinária, que se tornou mais popular durante a pandemia da Covid-19, é uma abordagem remota que complementa a medicina presencial. Ela engloba uma variedade de serviços, como teleconsulta, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação, teleinterconsulta e telediagnóstico, cada um com suas características específicas.
Mais emendas de Itamar
Além da proposta para criação do serviço de atendimento veterinário remoto e gratuito para cães e gatos, Itamar apresentou outras 23 emendas ao PPA sugerindo suplementações em outros programas do Executivo paulista. “As minhas emendas ampliam os recursos que governo do Estado se propõe a investir em áreas que julgo fundamentais para melhorar os índices de desenvolvimento humano e socioeconômico da população de São Paulo. Priorizei seis grandes áreas: educação, saúde, emprego e renda, agronegócio, turismo e infraestrutura viária”, explica o parlamentar.
Na prática, Itamar propõe, entre outras propostas, maior número de escolas e de creches, mais investimentos em Santas Casa e hospitais filantrópicos, mais vagas em programas de capacitação profissional, aumento de crédito para produtores rurais e a micros e pequenas empresas em relação ao previsto no texto original encaminhado pelo governo.
“Proponho ainda investimentos maiores na ampliação e recuperação de rodovias e estradas e no setor de turismo, como o acréscimo do número de cidades reconhecidas pelo Estado como MIT (Município de Interesse Turístico)”, conclui Itamar.
O que é o PPA
Encaminhado pelo governador Tarcísio de Freitas à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Plano Plurianual define diretrizes, objetivos e metas do governo estadual, contemplando as despesas de capital (como, por exemplo, os investimentos) e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada. O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos.