“E JESUS CRESCIA EM SABEDORIA, EM ESTATURA E EM GRAÇA, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS” (Lucas 2:52)
O melhor parâmetro encontrado nas Escrituras para nos orientar a respeito da autoestima é o próprio Jesus. Seu desenvolvimento foi tão abrangente que perfez todas as áreas da Sua existência; ou seja, todas as dimensões de sua vida foram desenvolvidas integralmente. A primeira área desenvolvida na pessoa do menino Jesus foi a física.
O nosso organismo dispõe-se de um relógio biológico que indica o começo dos processos orgânicos. Quando as glândulas do sistema endócrino iniciam, a secreção nas moças é denominada secreção de estrógenos e nos rapazes de andrógenos. Isso desencadeia uma série de alterações físicas. Jesus passou por essa etapa na infância como qualquer criança da sua idade na época. Outra área do desenvolvimento humano é a dimensão mental (Romanos 12:1,2).
A mente controla o indivíduo em todas as suas ações, inclusive no aspecto fisíco. Uma mente equilibrada pode fazer proezas, como foi no caso de Jesus Cristo. O cérebro é composto por mais ou menos cem bilhões de neurônios ou células nervosas que se encarregam de transmitir informação, iniciar e manter processos mentais, processar dados, etc. O ser humano deve expandir as conexões dos neurônios para aumentar a capacidade mental. Deve-se usar continuamente a alma para fortalecer essas conexões e criar outras novas. Jesus crescia em sabedoria. Isso nos revela que sua capacidade intelectual e cognitiva estava harmonizada com o seu desenvolvimento total. Dimensão social. Só seremos seres humanos, de fato, quando estivermos integrados plenamente numa comunidade. A dimensão social é fonte de novas conexões neuronais.
A “oxigenação” saudável do corpo é um meio para revelar sentimentos ocultos como o amor. Cristo viveu as fases da infância, adolescência e adulta totalmente integrada com a família. Seu ofício de carpinteiro denota a capacidade de interagir com as pessoas. Para ser um bom profissional não é só saber fabricar um móvel, mas ter também a capacidade empreendedora para comercializá-lo. A capacidade de Cristo extrapolava espetacularmente a flexibilidade organizacional do povo da época. Ele foi capaz, por exemplo, de saciar a fome de “mais de cinco mil pessoas, além de mulheres e crianças”. Dimensão espiritual do ser humano. A espécie humana é a única que tem essa faculdade.
A capacidade espiritual possibilita ao homem julgar entre o bem e o mal (moral), o belo e o feio (estética). A relação com Deus e a transcendência é um componente inegável de todas as civilizações. Josué estava de luto a quarenta dias, choramingando a morte de Moisés, Deus lhe apareceu e elevou a sua autoestima, para que ele retornasse às suas atividades bélicas (Josué 1:1-9).
A autoestima alta proporciona o bem-estar psicológico, a valorização pessoal, segurança, respeito próprio e habilidade diante dos desafios. A alta estima no lugar estimula a conquista de melhores resultados no trabalho, no relacionamento familiar, nas amizades e na comunidade. Entretanto, a autoestima baixa torna o sujeito incapaz de enfrentar problemas, causa depressão, diminui o rendimento escolar e no trabalho, deteriora as relações interpessoais, contribui para a anorexia e bulemia, incentiva o uso de álcool e outras drogas.
A autoestima se fortalece com a valorização e o reconhecimento social do ser humano. Muitos entendem que o que mais fortalece a autoestima é o dinheiro, portanto, estão equivocados, pois, pessoas egocêntricas tendem a declinar o seu bem-estar, tornando-se centralizadoras e manipuladoras.
Todavia podemos obter a autoestima saudável enfatizando o que há de bom nos outros e em nós próprios; pois, quando alguém elogia o outro, logo, a sua autoestima também é beneficiada. Outro fator predominante é reconhecer as necessidades especiais de cada um. Não provoque nem ridicularize as pessoas, ofereça apoio familiar, peça perdão quando for necessário, mantenha-se com a saúde em forma, escolha suas amizades, relembre suas vitórias e atente para a dimensão espiritual.
A fonte mais genuína que proporciona a elevação da autoestima é a Palavra de Deus. Em I Pedro 2:9 preconiza que somos nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Quando nos espelhamos na Bíblia podemos servir melhor a humanidade, manter conquistas permanentes e evitar situações, como: sentimento de culpa e ciúmes.
Por fim, a pessoa que lê diariamente as Escrituras, ora, jejua e mantém-se cheio do Espírito Santo terá constantemente sua autoestima harmonizada com o Criador. As quatro dimensões da vida de Jesus: Física, mental, social e espiritual foram desenvolvidas com a máxima eficiência. Isso porque Ele mantinha plena comunhão com o Pai. Que Deus nos ajude a conquistar esse estágio de equilíbrio em todas estas áreas, pois assim fazendo, seremos seres humanos melhores.
Deus abençoe