Padre Vieira em post no Facebook. Foto: Reprodução
Da Redação
A guerra entre Israel e o Grupo Hamas, deflagrada neste último sábado, 07/10/2023, está atingindo um grupo de peregrinos que partiram para o país em turismo religioso.
São 33 pessoas lideradas pelo padre Fábio Vieira, que se reuniram a partir de Novo Horizonte e estão em Nazaré, região norte de Israel, enquanto que o epicentro do conflito está no sul do país.
Publicações de Vieira nas redes sociais indicam que eles estão em segurança e que esperam retornar para o Brasil o quanto antes.
“Recebemos notícia de que a qualquer momento podemos sair do país. Não sabemos se será segunda ou se será terça, se vai ser o grupo inteiro ou será dividido. Estamos aguardando alguma mensagem, mas estamos de malas prontas."
Todos os passeios turísticos e atividades similares foram suspensas, mas o grupo obteve autorização para algumas atividades autorizadas pelas autoridades.
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou o início de uma operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito. Um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, foi enviado no domingo de Natal (RN) para a Itália. Outras cinco aeronaves serão enviadas.
O primeiro avião enviado pousou em Roma na manhã desta segunda-feira (9). Até a última atualização desta reportagem, o governo ainda não tinha divulgado a lista de passageiros e o horário previsto de chegada do avião ao aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv.
O voo de volta desses brasileiros está marcado para decolar na próxima sexta-feira, 13, mas eles tentam retornar antes.