VESTIBULAR

Vestibulinho da Etec oferece 3.010 vagas na região

Vestibulinho da Etec oferece 3.010 vagas na região

Fernandópolis, Jales, Estrela, Votuporanga, Santa Fé e RP

Fernandópolis, Jales, Estrela, Votuporanga, Santa Fé e RP

Publicada há 8 meses

Sede da Etec de Fernandópolis. Foto: Arquivo / O Extra.net

Da Redação

Moradores São José do Rio Preto e cidades vizinhas têm a oportunidade de fazer um curso técnico, o Ensino Médio ou uma Especialização Técnica, gratuitamente; inscrições devem ser feitas pela internet, até 8 de novembro

Em 10 de dezembro, candidatos fazem a prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que dá acesso a mais de 91 mil vagas para ensino público gratuito. O interessado em aproveitar a oportunidade deve se inscrever pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até 8 de novembro. O valor da taxa de inscrição do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 é de R$ 34.

A região São José do Rio Preto conta com 3.010 vagas, para Cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

O total de vagas é distribuído entre as seguintes cidades: Catanduva (430), Estrela D'Oeste (40), Fernandópolis (400), Jales (440), Mendonça (40), Mirassol (40), Monte Aprazível (200), Novo Horizonte (190), Sales (40), Santa Fé do Sul (240), São José do Rio Preto (750) e Votuporanga (200).

Novidades

Seguindo a diretriz de ofertar formação profissional gratuita de qualidade, alinhada às demandas do setor produtivo, o Vestibulinho traz há a oferta de uma especialização técnica inédita no CPS: Oncologia, na Etec Elias Nechar, de Catanduva, com 30 vagas, à tarde. Para se inscrever nessa opção é preciso ter concluído o Técnico em Enfermagem ou curso equivalente.

Inscrições

Para participar do Vestibulinho das Etecs é preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e, em seguida, efetuar o pagamento da taxa. O valor deve ser pago em dinheiro em qualquer agência bancária ou via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta getnet disponível no do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 8 de novembro, às 15 horas.

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Mais informações sobre o processo de inscrição, os requisitos para cada modalidade e a documentação necessária, podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

As Etecs oferecem acesso à internet e a computadores para quem deseja fazer a inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental 2, ou equivalente, integralmente na rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

É preciso verificar na portaria quem tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

O candidato com deficiência, deverá indicar na Ficha de Inscrição eletrônica que necessita de condições especiais para realizar a prova e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na ficha disponível na internet, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 8 de novembro.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo no ato da inscrição, no campo específico, sem abreviações. Também é preciso enviar durante o período de inscrição, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

O calendário completo do Vestibulinho das Etecs está disponível no site. 

últimas