Da Redação
O 4º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), com sede em São José do Rio Preto e circunscrição nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Fernandópolis e Araraquara, apresentou o balanço dos trabalhos realizados em 2023.
Segundo a instituição, no ano passado seus policiais realizaram a apreensão de 122 armas de fogo e elaboraram 5.049 Autos de Infração.
No total foram atendidas 17.279 ocorrências e fiscalizadas 6.144 propriedades, sendo aplicadas multas que ultrapassam R$ 57 milhões.
Também foram atendidas 10.700 denúncias.
O 4º BPAmb
O Batalhão responde por uma extensão de 65.797 Km², abrangendo 189 municípios e conta com quatro Companhias Operacionais, oito Pelotões e doze Bases Operacionais de Policiamento Ambiental, sediadas nos seguintes municípios: São José do Rio Preto, Fernandópolis, Franca, Ribeirão Preto, Novo Horizonte, Catanduva, José Bonifácio, Votuporanga, Nhandeara, Santa Fé do Sul, Jales, Araraquara, Jaboticabal, São Carlos, Bebedouro, Orlândia, Ituverava, Santa Rita do Passa Quatro, Barretos e Ibitinga (25 OPMs contando a sede da Unidade).
Em sua área de atuação, possui aproximadamente 5.262 Km² de rios a serem fiscalizados, dentre os quais se destacam: o Rio Grande, o Tietê, o Turvo, o Pardo, o Mogi-Guaçu, o São José do Dourados, o Paraná e o Sapucaí. Nesses cursos d’água se encontram várias barragens e usinas hidrelétricas, formando grandes lagos com pontos piscosos, sendo as principais as de Ilha Solteira, Promissão, Marimbondo e Água Vermelha.