CREDORES
Assembleia aprova e Santa Casa é a 1ª do Brasil com Plano de Recuperação Judicial
Assembleia aprova e Santa Casa é a 1ª do Brasil com Plano de Recuperação Judicial
Plano de desembolsos foi aprovado pelos credores da entidade
Plano de desembolsos foi aprovado pelos credores da entidade
Uma Assembleia Geral de Credores da Santa Casa ocorrida na última sexta-feira, 15/03/2024, marcou a aprovação do Plano de Recuperação Judicial da entidade fernandopolense.
A decisão dos credores foi tomada em reunião virtual e, com a aprovação, a casa de saúde local se torna a primeira do país a ter o Plano Judicial aprovado em assembleia.
Anteriormente, a homologação judicial de pedido de recuperação autorizada pelo juiz Renato Soares de Melo Filho, da 3ª Vara local, havia sido a segunda deferida no Brasil e a primeira no Estado. Uma congênere do Rio Grande do Sul foi a primeira autorizada judicialmente (mas não com aprovação do plano de resgate dos credores).
O processo teve início em 15 de maio de 2023 e foi processado perante a 3ª Vara Cível. Em seu despacho de deferimento, o juiz Renato Soares enfatizou que “A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica, concluindo-se que, de fato, o instrumento jurídico é adequado à situação da requerente”.
Pelos idos do hospital, a manifestação feito através do provedor Marcus Chaer: “a data de hoje é um importante marco na reestruturação que está sendo promovida no mais importante equipamento de saúde pública de atendimento direto a 13 municípios que totalizam uma população de mais de 120 mil cidadãos”.
O processo foi conduzido pelos escritórios de advocacia Santos Perego Advogados e Matos advogados, além da PPK Consultoria.
O advogado Gustavo Matos ressalta que “a assembleia geral de credores da Santa Casa deliberou pela aprovação do Plano de Recuperação Judicial com percentuais bastante representativos, denotando a importância desse hospital para toda a sociedade paulista”.
Por sua vez, o economista João Rogério Alves Filho, sócio da PPK Consultoria, observa que “a aprovação desse plano recuperação judicial mostra-se de grande importância para a restruturação do importante segmento de instituições filantrópicas que compõem nosso Sistema Único de Saúde”.
O advogado Rodrigo Perego reforçou que “a aprovação do Plano de Recuperação da Santa Casa mostrou a importância que essa casa de saúde tem para toda a sociedade”.
A Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis foi fundada em 1948 e conta hoje com 10 unidades assistenciais e nove serviços auxiliares de saúde.
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.