SAÚDE

Dengue e infecções respiratórias aumentam fluxo no Pronto-Atendimento e Emergência

Dengue e infecções respiratórias aumentam fluxo no Pronto-Atendimento e Emergência

Santa Casa afirma que demanda aumentou muito nos últimos dias

Santa Casa afirma que demanda aumentou muito nos últimos dias

Publicada há 6 meses

Foto: Reprodução / AsCom Santa Casa

Da Redação

A Santa Casa Fernandópolis emitiu Comunicado relatando um aumento atípico na quantidade de atendimentos nos setores de Emergência e Pronto-Atendimento causado pelos casos de dengue e infecções respiratórias.

A entidade relata que, por consequência, o tempo para atendimento dos pacientes também aumentou e também divulgou os horários de pico e os com menos procura.

Confira, na íntegra, o Comunicado Oficial:

Devido aos contínuos desafios de saúde pública, incluindo o aumento de casos de dengue e a crescente incidência de infecções por vírus respiratórios, estamos enfrentando um aumento no número de atendimentos, resultando em tempos de espera acima do normal em nossos serviços de emergência e pronto-atendimento. Atualmente, atendemos uma média de 110 pacientes por dia em convênios/particulares, sem considerar os outros atendimentos.

No momento, o fluxo de atendimento da nossa unidade é:

6h às 8h: baixo fluxo;

8h às 10h: médio fluxo;

10h às 19h: aumento excessivo do fluxo;

20h às 22h: diminuição do fluxo;

22h às 6h: baixo fluxo.

Três médicos de plantão compõem nossas equipes de pronto atendimento para convênios/particular, além dos profissionais do SUS, para atender à demanda. Ressaltamos, ainda, que a Santa Casa segue uma escala internacional de classificação de risco e outras legislações relevantes, que podem influenciar a ordem e o tempo de atendimento conforme a gravidade dos casos.

Além disso, destacamos a importância de medidas preventivas simples, mas eficazes, para combater a disseminação de doenças:

Eliminem regularmente os recipientes que possam acumular água parada nos quintais, contribuindo para a prevenção da dengue.

Mantenham uma higiene adequada, lavando as mãos frequentemente, para evitar infecções por vírus respiratórios.

Reconhecemos os inconvenientes causados pelos altos volumes de atendimentos nos horários de pico e estamos empenhados em adotar todas as medidas possíveis para melhorar essa situação.

Agradecemos a paciência e compreensão de todos.

Atenciosamente,

Santa Casa Fernandópolis.

últimas