MEIO AMBIENTE

Tereos lança programa para recuperar nascentes e recursos hídricos

Tereos lança programa para recuperar nascentes e recursos hídricos

Objetivo de recuperar, preservar e otimizar o uso dos recursos naturais

Objetivo de recuperar, preservar e otimizar o uso dos recursos naturais

Publicada há 2 semanas

Foto: Reprodução / Tereos

Da Redação

Olímpia, 04 de junho de 2024 - A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de lançar o Programa Doce Nascente, que tem o objetivo de recuperar, preservar e otimizar o uso dos recursos naturais.

 Realizado em parceria com a VB Ambiental, o Doce Nascente visa atuar como um facilitador das iniciativas público-privadas para planejamento e gestão ambiental de propriedades rurais. De acordo com Rafaela Shiota, gestora de Meio Ambiente da Tereos, o programa quer atingir resultados significativos a longo prazo com a colaboração e o trabalho em conjunto dos municípios nas frentes de redução de escassez hídrica, preservação ambiental, aumento da biodiversidade e preservação do solo.

A iniciativa é uma extensão do Olhos D’Água, programa da Tereos voltado para recuperação de nascentes. “Com o programa Doce Nascente, ampliamos o projeto para a participação também dos municípios em nossa região de atuação. Vamos disponibilizar as ferramentas para um diagnóstico completo e todo o conhecimento técnico necessário para que esses projetos sejam implementados pelas prefeituras”, explica Rafaela.

O projeto está dividido em duas partes. Na primeira, a Tereos já realizou um diagnóstico com 16 municípios que contempla o levantamento de imagens para identificação de áreas prioritárias para desenvolvimento dos projetos. Na segunda parte, os municípios receberão um manual de capacitação para que os técnicos de cada região possam fazer a avaliação das áreas listadas, assim como todas as informações necessárias para viabilizar a execução dos projetos.  

Os municípios participantes são Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guapiaçu, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pitangueiras, São José do Rio Preto, Severínia, Terra Roxa e Viradouro.

 O lançamento do programa foi anunciado durante evento realizado hoje, dia 4, no Hotel Celebration, em Olímpia, com a presença de representantes dos municípios envolvidos.

 Sobre a Tereos

Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne mais de 11.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 43 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2022/23, o Grupo obteve um faturamento de € 6,6 bilhões.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países. Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos.

últimas