TURISMO

Prefeitura inaugura ‘nova’ represa Beira Rio com participação de grande público

Prefeitura inaugura ‘nova’ represa Beira Rio com participação de grande público

Maior atrativo ambiental e turístico do município passou por grande revitalização

Maior atrativo ambiental e turístico do município passou por grande revitalização

Publicada há 1 semana

Da Redação

A noite do último sábado, 15, vai ficar marcada na história de conquistas de Fernandópolis. A Prefeitura entregou de forma oficial à população um dos maiores atrativos turísticos e de lazer da história da cidade, a nova “Represa Municipal”.

O local passou por um processo de revitalização realizado nos últimos anos e hoje, totalmente recuperado, já tem atraído um grande público todos os dias, em especial aos finais de semana.

A cerimônia de entrega contou com a participação de diversas lideranças políticas, civis e muitos visitantes que acompanharam a explanação das autoridades falando sobre a conquista e todo processo de realização.

O prefeito André Pessuto, em uso da palavra, fez questão de relembrar toda trajetória para que a represa fosse finalmente revitalizada e agradeceu todos os colaboradores do projeto. “Não tenho dúvidas de que esta é a maior recuperação ambiental da história de Fernandópolis, a represa estava totalmente comprometida e o local sem nenhum atrativo. Em 2019 começamos um árduo projeto de desassoreamento e hoje estamos aqui, felizes com esse importante resultado e entregando todas essas benfeitorias para que a população possa usufruir do espaço como área de lazer e turismo e preservando nosso meio ambiente”, disse.

O deputado Federal Fausto Pinato citou os benefícios da represa para Fernandópolis e a importância de todos os colaboradores para a conquista de recursos dessa importante obra. “Parabéns a todos que tanto se empenharam para que a represa ficasse linda, desassoreada e se tornasse o grande cartão postal da cidade, nosso Ibirapuera de Fernandópolis”, disse.

Representando a deputada Estadual Analice Fernandes, autora da emenda que possibilitou a revitalização, Neuclair Félix destacou o trabalho importante realizado em Fernandópolis. “Sem dúvidas essa é uma das maiores obras já realizadas na cidade e ficamos extremamente satisfeitos em ver a população já usufruindo do espaço”, destacou Neuclair.     

O evento também contou com uma homenagem especial ao saudoso Arlindo Momesso, que dá nome à academia a Céu Aberto, anexa à represa, que foi totalmente revitalizada e entregue junto com a obra. O filho do homenageado, Cleber Momesso, também falou sobre o momento festivo. “A nomeação da academia foi uma grande conquista para nossa família, saudando meu pai, um grande homem que tanto amou essa cidade. Hoje, vendo esse projeto revitalizado é motivo de muita alegria para todos nós. Parabéns, administração municipal por investir em um local tão bonito e importante para nosso meio ambiente”, agradeceu.   

Para o grande público presente no evento foi feita a distribuição de pipoca e todos puderam acompanhar o show com Renan e Banda Sintonia.

SOBRE O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO

O projeto de revitalização da represa começou em 2019 com os estudos e licenciamentos ambientais, as obras de dragagem e escavação começaram em dezembro de 2020. No total, foram 24.131 viagens de caminhão de 8 metros cúbicos de sedimentos; 2.918 quilos de plantas aquáticas, o que corresponde a mais ou menos 350 viagens de caminhão. Foram 193.048 metros cúbicos de sedimentos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou toda a parte de licenciamento ambiental e documentações pertinentes para o desassoreamento, preparação do canteiro de obras, remoção de plantas aquáticas invasoras, escavação das áreas saturadas, drenagem do leito. Todo trabalho resultou em 93% da represa original de 1979.

Em relação à reestruturação de Obras, foram investidos, R$ 1.916.911,60, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, sendo executados serviços de pista de caminhada em piso intertravado, ciclovia em piso em concreto desempenado com pintura, guias separadoras; serviços de terraplanagem (cortes e aterros); sistema de drenagem; pier com estrutura metálica em piso em madeira; sistema de iluminação com postes ornamentais; plantio de grama; bancos em concreto, com todo trabalho de monitoramento da equipe da Secretaria de Obras que não mediu esforços, inclusive com os trabalhos de recuperação do deck de madeira, recuperação da academia a ‘Céu Aberto’, recuperação dos postes de iluminação e uma nova área para estacionamento. 

O espaço também ganhou dois bebedouros feitos de concreto armado, projetado para garantir acessibilidade e com espaço para hidratação de pets, instalados pela Sabesp. Também foram iniciadas, já em fase adiantada, as obras de uma grande pista de skate profissional que em poucos meses estará pronta.

Fonte e Fotos: SeCom Fernandópolis

últimas