Foto: SeCom / Divulgação
Da Redação
A noite de segunda-feira, 24, já faz parte dos momentos que ficaram marcados na memória e na história da educação municipal. A EMEF Pedro Malavazzi comemorou de forma oficial uma grande ampliação, reforma em parte da sua estrutura e a inauguração da sala do Centro Tecnológico – Educar para o Futuro.
O evento contou com a participação do prefeito André Pessuto, vereadores, diversos profissionais da Educação, filhos do patrono da escola, alunos, familiares e o representante do projeto, ‘Educar para o Futuro’.
“Durante a comemoração que foi aberta pelos músicos do “Os Sonhadores” e teve dança e poema dos alunos, o prefeito André Pessuto falou sobre a importância de mais um evento que consolida melhorias no setor da Educação. “Investir em escolas e na qualidade de atendimento e estrutura é investir no futuro, é garantir condições adequadas para professores, profissionais da educação e alunos e durante toda nossa gestão temos feito isso. Estar aqui na Pedro Malavazzi, ao lado de tanta gente, dos filhos do patrono e das crianças que aqui estudam é muito gratificante. Essa é uma das mais tradicionais instituições de ensino da nossa cidade que recebeu tantas melhorias nos últimos anos e que hoje estamos em festa para comemorar”, disse.
A diretora da escola, Geisiane Gomes fez questão de agradecer o prefeito e toda administração municipal que, atendendo seus pedidos, conseguiram realizar todas as melhorias necessárias na escola e também implantar o projeto Educar para o Futuro, “Minha palavra é gratidão por tudo o que a atual gestão municipal fez por nossa escola. Agradeço também toda nossa equipe de profissionais e nossos 240 alunos”, disse.
O representante do projeto Educar para o Futuro, Ton Ferreira, falou sobre a importância da Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal da Educação, implantar nas escolas da rede pública municipal de período integral os Centros Tecnológicos. “Esse projeto beneficia a todos, alunos e educadores, possibilitando que as crianças tenham um conhecimento abrangente de diversas áreas que não fazem parte da grade curricular normal, mas que são de extrema importância para o conhecimento de todos”, explanou.
AS MELHORIAS E REFORMAS
A escola da rede pública municipal passou por um importante processo de melhorias que vai beneficiar diretamente os 240 alunos do primeiro ao quinto ano; (de 06 a 11 anos); e todos os 49 profissionais da Educação que aqui trabalham.
A EMEF ministra o ensino fundamental, cuja modalidade é Escola de Tempo Integral, onde também funcionam experiências Matemáticas/Orientação de Estudos, Alfabetização/Sistematização/ Orientação de Estudos, Linguagens Artísticas, Cultura do movimento e Ciências/Tecnologia e Inovação/Robótica. A Unidade Escolar funciona das 7h às 17h ininterruptamente.
Na reforma ocorrida desde o ano de 2020 (durante a pandemia) várias melhorias foram feitas: construção de uma sala de leitura, lavanderia, pátio coberto, fechamento do refeitório com paredes azulejadas e forro, ambiente climatizado.
Já em 2023, na reforma e ampliação foram realizadas: troca do telhado, cobertura total, até às rampas de acessibilidade, os muros foram aumentados, com fixação de concertina, mudança de balcão de atendimento da secretaria, construção de duas salas de aula, sala dos especialistas, vestiário par as merendeiras, cozinha nova (depósitos de alimentos e depósito de utensílios), portão de acesso à quadra, nova entrada e saída de alunos que utilizam transporte escolar, pintura da arquibancada e quadra esportiva, pintura geral, grades e proteção das rampas e a construção de sala de Robótica.
Todos esses investimentos na estrutura da escola, feitos pela Prefeitura de Fernandópolis, garantem maior comodidade aos alunos, contribuindo para o melhor rendimento escolar e melhor estrutura de trabalho dos profissionais.
CENTRO TECNOLÓGICO ‘EDUCAR PARA O FUTURO’
Além de todas essas benfeitorias, a EMEF Pedro Malavazzi é uma das escolas do município beneficiada com o ‘Centro Tecnológico – Educar para o Futuro, juntamente com a EMEF Dr. Alberto Senra e EMEF João Garcia Andreo, também contempladas com ‘Centros Tecnológicos Educacionais’
A iniciativa oferecerá conteúdo didático digital, formação continuada, suporte técnico e operacional, atendimento itinerante e aplicativos para aulas de música, criação e edição de fotos e vídeos, artes, programação e muito mais. A ação potencializará o processo de ensino e aprendizagem por meio de ambientes totalmente personalizados para professores e alunos. O projeto chega a Fernandópolis por meio de uma parceria da Prefeitura de Fernandópolis com o FAZ Educação e Tecnologia.
Fonte: SeCom Fernandópolis