MEIO AMBIENTE
Há 108 dias sem chuvas, represa que abastece Votuporanga está com 20% da capacidade
Há 108 dias sem chuvas, represa que abastece Votuporanga está com 20% da capacidade
Três poços profundos estão garantindo abastecimento
Três poços profundos estão garantindo abastecimento
Represa em situação normal e durante a baixa em 2020. Foto: Divulgação
Da Redação
A represa da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saev) Ambiental de Votuporanga, que abastece o município, chegou a apenas 20% de sua capacidade, o que representa uma lâmina de água de 60 centímetros (o normal é de três metros).
A informação vem no momento em que completa 108 dias sem chuvas na cidade (a última foi em 9 de abril) e o cenário votuporanguense é similar ao encontrado em praticamente toda a região noroeste paulista.
Segundo o superintendente adjunto do Saev Ambiental, o abastecimento populacional ainda não foi comprometido e está garantido com a operacionalidade de três poços profundos existentes em Votuporanga. Porém Luciano Passoni apela para que todos consumidores economizem água, utilizando-a apenas de maneira essencial e evitando desperdícios.
Em outubro de2020, após seca de quatro meses, a represa chegou a 3,3 metros abaixo do nível normal e a cidade entrou em regime de racionamento. Naquela ocasião o reservatório respondia por cerca de 25% do abastecimento total da cidade.