QUEIMADAS

Queimadas prejudicam mais de 30 mil no primeiro semestre de 2024

Queimadas prejudicam mais de 30 mil no primeiro semestre de 2024

De janeiro a julho, foram registradas 132 ocorrências, três vezes mais do que no mesmo período do ano passado

De janeiro a julho, foram registradas 132 ocorrências, três vezes mais do que no mesmo período do ano passado

Publicada há 1 mês

Foto: Arquivo / Jornal O Extra.net / Elektro

Da Redação

6 de agosto de 2024- A falta de chuva em grande parte do estado de São Paulo, aumenta o número de casos de incêndio e, consequentemente, as ocorrências na rede elétrica. A Neoenergia Elektro identificou que mais de 30 mil unidades consumidoras foram prejudicadas por queimadas no primeiro semestre deste ano, em 132 ocorrências. O número de clientes afetados é mais de três vezes maior ao mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 8,5 mil clientes tiveram o serviço interrompido.

Só no município de Santa Mercedes, 2.550 clientes tiveram o fornecimento interrompido em função de seis ocorrências que prejudicaram o sistema elétrico da companhia.

Apesar dos números significativos no primeiro semestre, a tendência é que as queimadas se intensifiquem até o início do período chuvoso – que começa em outubro – em função das altas temperaturas médias associadas à baixa umidade.

 Medidas Preventivas 

Para reduzir o número de ocorrências provocados por queimadas e conscientizar a população sobre os riscos dessa prática, a Neoenergia Elektro reforça constantemente orientações que podem reduzir o impacto aos seus clientes. A concessionária ressalta que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos. Ao adotar medidas de segurança, é possível evitar acidentes e preservar o meio ambiente. A empresa destaca algumas orientações importantes:

1. Evite acender fogueiras ou queimar lixo próximo à rede elétrica. Certifique-se de fazer isso apenas em locais apropriados e autorizados pelos órgãos competentes.

2. Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca. Certifique-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes de descartá-lo.

3. Não solte balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica.

4. Mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos.

5. Evite o uso de fogos de artifício em áreas próximas a vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios.

6. Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local.

A concessionária também alerta para que, em caso de queda de fios ou postes de energia devido a incêndios, a população deve manter distância e acionar imediatamente a empresa pelo 0800 701 01 02.

últimas