Da Redação
Preparem-se!
As temperaturas passarão dos 40º na próxima semana na região, em pleno inverno.
A previsão é do site meteorológico Climatempo que indica a chegada de nova onde de calor em boa parte do Centro-Sul do país, incluindo os Estados de Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Para completar o quadro, não há previsão de chuvas no período e a umidade relativa do ar pode chegar até a apenas 12% em algumas cidades, incluindo a região noroeste paulista.
O cenário esboçado gera novos alertas de perigos de incêndios em áreas rurais, pastagens e de proteção ambiental.
A Climatempo explica ondas de calor são comuns nesta época do ano, especialmente em setembro. Isso ocorre porque, durante esse período, o país está na transição do inverno para a primavera, quando a insolação aumenta, e a radiação solar se intensifica.
Esse processo aquece mais o solo e o ar, resultando em temperaturas mais altas. Além disso, as condições secas típicas do final do inverno também contribuem para esse aquecimento.
Apesar disso, nos últimos anos, essas ondas de calor têm se tornado mais intensas, antecipadas e prolongadas.
Na região
A previsão extraída no Climatempo às 10h33 desta última sexta-feira, 30/08/2024 indica altas temperaturas no decorrer dos próximos dias.
A mais alta temperatura deve ser registrada na quinta-feira, 05, quando os termômetros baterão nos 41°; a mais baixa hoje, 31, e na segunda-feira, 02, com 18º. Não há previsão de precipitações na semana, com umidade relativa do ar em níveis críticos, atingindo 11% na quarta-feira, 04. O ideal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.
Confira abaixo os dados completos:
Fonte: Climatempo