ÁGUIA 40 ANOS

As histórias dos policiais de SP que salvam vidas pelo ar

As histórias dos policiais de SP que salvam vidas pelo ar

Qualquer helicóptero Águia está a menos de 15 minutos de 85% da população paulista

Qualquer helicóptero Águia está a menos de 15 minutos de 85% da população paulista

Publicada há 18 horas

CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO!

Da Redação

O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (CAvPM) completou 40 anos de existência neste mês de agosto. Nessas quatro décadas de história, as aeronaves conhecidas como “Águia” realizaram cerca de 400 mil missões e 182 mil horas de voo.

O Águia atua em operações policiais, resgates aeromédicos, salvamentos e transportes de órgãos e pacientes, além de prestar apoio operacional para órgãos como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policiamento de Trânsito, Rodoviário, Choque e Polícia Ambiental.

São ações em que o resgate luta contra o tempo. Além de emergências do dia a dia das cidades, as aeronaves auxiliam em desastres nacionais como as enchetes do Rio Grande do Sul, neste ano, e o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019.

O Comando de Aviação da PM está na capital e em outras dez bases destacadas pelo interior, o que possibilita que qualquer helicóptero Águia esteja a menos de 15 minutos de 85% da população paulista.

Fundado em 1984 ainda como Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), a unidade leva o nome do patrono da aviação da corporação, João Negrão. De lá para cá, foram realizados cerca 3 mil salvamentos, 13 mil resgates aeromédicos e 900 transportes de órgãos humanos. 

Comando de Aviação da PM foi inaugurado em 1984 com o nome de Grupamento de Radiopatrulha Aérea

Além das ações em território paulista, o CAvPM atua em missões humanitárias fora do estado, como nas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024 e no rompimento das barragens em Brumadinho (MG), em 2019.

Outras atribuições do Águia são escolta e transporte de presos; apoio em eventos críticos com reféns, pessoas com propósitos suicidas, artefatos explosivos; ações de inteligência; combates a incêndio; avaliações de risco; e transporte de autoridades.

O CAvPM conta ainda com a Divisão de Manutenção Aeronáutica, com oficina homologada e mecânicos de voo. A estrutura é responsável por acompanhar e gerenciar os contratos de manutenção e realizar inspeções preventivas e corretivas nas aeronaves da PM, garantindo a confiabilidade e segurança das tripulações e da população.

Conheça um pouco mais assistindo ao vídeo!

últimas