SECOM
A música tem uma característica peculiar, que envolve o encantamento e a comoção, tanto para aquele que a ouve quanto para quem tem o dom de produzi-la. Baseado nesse conceito, a equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social convidou os rappers Mc Diego e Mc Gabriel para abordarem o tema “Superação” com os atendidos pelo órgão, em dois momentos distintos.
Na noite do último dia 22 aconteceu o primeiro encontro, proposto pelos responsáveis do Serviço de Medidas Socioeducativas: Jane Sigecazu (psicóloga); Natália Fioravante(assistente social); e Paulo Zargolin(pedagogo). Os técnicos fizeram um convite às famílias e aos adolescentes assistidos, com o objetivo principal de promover o compartilhamento da experiência de quem já esteve em situações conflituosas, orientando quanto às maneiras de superá-las.
A partir da apresentação dos rappers foi possível levar aos atendidos um momento de inspiração e motivação acerca do enfrentamento dos desafios, sobretudo àqueles relacionados ao cumprimento de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. Em um segundo momento, foi à vez dos Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI e de Abordagem Social, representados respectivamente pelas assistentes sociais Amanda da Silva e Vaneir Rodrigues, levarem a voz dos rappers para o contexto da População em Situação de Rua.
Na manhã do dia 23, os artistas puderam explorar a linguagem das ruas e promover interações por meio de diálogos e troca de experiências entre os participantes. “É importante salientar que essas duas ações não ocorreram de forma isolada. Graças ao empenho de sua coordenadora, Caline Cebin, o CREAS conta com uma vasta proposta socioeducativa, que objetiva estimular a participação ativa dos atendidos, incentivando vivências em comunidade, ou seja, sua interação com os outros e com o meio; e garantir sua promoção social, fomentando reflexões e a busca por soluções transformadoras.”, destaca o vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Cidadania, Gustavo Pinato.
Fonte: Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Objetivo principal é promover o compartilhamento da experiência de quem já esteve em situações conflituosas