Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensiva as orientações sobre a importância da atualização da carteira de vacinação vacinal, em especial para vacinas contra a febre amarela e a tríplice viral que protegem contra o sarampo, caxumba e rubéola.
A intensificação é decorrente a dois alertas importantes encaminhados pela Secretaria do Estado da Saúde, sendo o Sarampo - visto que foram registrados dois casos importados no estado de São Paulo e a Febre amarela, considerando o período sazonal.
“A imunização é a medida mais eficaz que temos para evitar a contaminação por estas doenças, portanto é fundamental estar em dia com a caderneta de vacinação” afirma a enfermeira responsável pelo programa de imunização do município, Kelgissane Bruzzão.
A imunização contra febre amarela, assim como a do sarampo, está disponível pelo SUS, sendo aplicada em todas as unidades de Saúde do município, conforme disponibilidade de horário de cada unidade.
Vacinação - Tríplice Viral
Crianças – aos 12 meses (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Adultos não vacinados ou sem registro de vacinação (sem carteirinha de vacinas) até 29 anos, recomenda-se duas doses da vacina; adultos de 30 a 59 anos recomenda-se apenas uma dose. Para profissionais da saúde a recomendação é de duas doses. Gestantes não devem receber a tríplice viral. Lactantes devem passar por avaliação.
Vacina contra a Febre Amarela
Crianças aos 9 meses (dose) e aos 4 anos (reforço); A partir dos 5 anos será aplicada somente dose única; Crianças ou adultos sem registro (ou sem carteira de vacinação) deverão procurar a unidade mais próxima para avaliação da situação vacinal; grávidas e lactantes amamentando crianças abaixo de 6 meses, a vacinação deverá ser adiada (não deverá ser aplicada a vacina de febre amarela).