FISCALIZAÇÃO

Polícia Ambiental deflagra Operação 'Impacto-Piracema' na região

Polícia Ambiental deflagra Operação 'Impacto-Piracema' na região

Ações começam hoje, 06, e vão até o próximo domingo

Ações começam hoje, 06, e vão até o próximo domingo

Publicada há 1 mês

Foto: PMA-SP

Da Redação

Em uma ação coordenada para proteger recursos pesqueiros e reforçar a segurança na região noroeste do Estado de São Paulo, o 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (4º BPAmb) realizará, entre os dias 06 e 08 de dezembro, a megaoperação “Impacto-Piracema 2024/2025”. A operação conta com a participação do Policiamento Territorial, Policiamento Rodoviário, Centro de Aviação da Polícia Militar, bem como das Polícias Militares Ambientais dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo da ação é preservar a ordem pública durante o período da piracema, quando peixes realizam sua reprodução nos rios Paraná, Grande e Tietê. Nesta fase, é fundamental garantir a proibição de pesca e coibir atividades ilegais, protegendo o equilíbrio ecológico e assegurando o sucesso do ciclo reprodutivo das espécies aquáticas.

A operação contará com ações terrestres, náuticas e aéreas para intensificar a fiscalização em áreas de pesca e reforçar a segurança nos entornos dos rios. Haverá um aumento do policiamento principalmente aos finais de semana e feriados, com foco em inibir práticas ilegais e combater crimes ambientais, como a pesca predatória e o tráfico de espécies silvestres.

Outro aspecto importante da operação é a intensificação da fiscalização nas principais rodovias que dão acesso ao Estado de São Paulo, em uma ação conjunta para combater o crime organizado. As equipes atuarão no controle do comércio ilegal de recursos pesqueiros e do tráfico de armas e drogas, além de fiscalizar o transporte de animais silvestres.

O comandante do 4º BPAmb destacou a importância da ação: “A Operação Impacto-Piracema é uma ação colaborativa que reforça nosso compromisso com a proteção ambiental e a segurança pública. Juntos, faremos a diferença na garantia da segurança da população e na preservação do patrimônio natural e dos recursos pesqueiros.”

Com um grande aparato policial e suporte tecnológico, a “Impacto-Piracema” promete garantir que tanto a segurança da população quanto o meio ambiente sejam devidamente protegidos durante o período de reprodução das espécies aquáticas.

Fonte: Polícia Ambiental SP

últimas