ACIDENTE

Deputado aciona Defesa, Aeronáutica e Exército na busca por piloto fernandopolense

Deputado aciona Defesa, Aeronáutica e Exército na busca por piloto fernandopolense

Cenipa não foi notificado sobre qualquer ocorrência aeronáutica na região

Cenipa não foi notificado sobre qualquer ocorrência aeronáutica na região

Publicada há 1 mês

Da Redação

O deputado federal Fausto Pinato (PP) afirmou na tarde desta segunda-feira, 23/12/2024, que está trabalhando nas buscas pelo piloto fernandopolense Rodrigo Boer, desaparecido desde a última sexta-feira, 20, durante um voo no interior de Manaus.

Segundo Pinato, ele acionou contatos na Força Aérea Brasileira (FAB), no Exército e na Aeronáutica pedindo empenho na tentativa de localizar a aeronave e os tripulantes (não há informações sobre ocupantes).

O parlamentar ressaltou que também manteve contato com o ministro das Forças Armadas José Mucio Monteiro Filho que garantiu a continuidade do trabalho de buscas.

Deputado pediu auxílio das forças federais nas buscas. Foto: Arquivo / O Extra.net

Nota da Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que as buscas à aeronave de matrícula PT-JCZ, desaparecida nas proximidades de Manicoré, no Amazonas, estão concentradas nesta região desde sábado (21/12), quando foram realizadas três horas de voo. No domingo (22/12), as condições meteorológicas impediram as buscas pela manhã e o trabalho foi retomado apenas na parte da tarde, ainda com dificuldades de visualização por conta da meteorologia adversa, totalizando mais duas horas de busca e 550 km² de área voada.

A aeronave não apresentou plano de voo e não apareceu no radar dos órgãos de controle de tráfego aéreo. Segundo as investigações, familiares do piloto declararam que as informações das últimas posições do GPS Garmin do piloto indicavam que a aeronave estava a Sudeste de Manicoré. Não há confirmação de quantas pessoas estavam a bordo.

As buscas permanecem nesta segunda-feira (23/12) com a aeronave SC-105 Amazonas.

Mistério

O avião de pequeno porte que supostamente caiu na comunidade Bom Jesus, em Manicoré (AM) tinha como um dos tripulantes o piloto fernandopolense Rodrigo Boer. De acordo com o tenente Miranda, responsável pelas buscas, até o momento não há evidências concretas dos destroços.

O piloto Rodrigo Boer. Foto: Reprodução / Facebook

Ele informou ao site A Crítica que há equipes policiais fazendo buscas pela selva e que um helicóptero está sobrevoando o local. “Estamos no aguardo!”, disse a autoridade.

A Prefeitura de Manicoré também permanece na região para investigar a possível queda do avião, enfrentando desafios devido ao local de difícil acesso. A equipe já descartou relatos iniciais sobre a localização de corpos carbonizados.

Relato

Uma moradora local, identificada como Raimunda, esclareceu que a suspeita de queda do avião decorre de uma aeronave que sobrevoou a região, emitindo um barulho anormal, seguido de um estrondo semelhante a uma explosão.

“Esse avião vinha passando com essa zoada estranha, aí eu falei para o meu marido: 'Esse avião vem com uma zoada muito estranha, ele vem falhando. Vou sair para me espiar aqui'. Quando eu disse e vou me levantando da mesa, já escutamos só o estrondo", explicou a moradora.

Por meio de nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) disse que não foi notificado sobre qualquer ocorrência aeronáutica na região, mas que, no entanto, está apurando os fatos acerca dessa possível ocorrência aeronáutica.

Helicóptero que está sendo utilizado nas buscas. Foto: A Crítica (AM)

últimas