ECONOMIA

Sebrae-SP dá dicas de planejamento financeiro para 2025

Sebrae-SP dá dicas de planejamento financeiro para 2025

Estratégias financeiras, inflação, juros e tendências econômicas

Estratégias financeiras, inflação, juros e tendências econômicas

Publicada há 1 dia

Da Redação

Com o início de 2025, pequenos empresários de Votuporanga estão atentos aos desafios e oportunidades que o novo ano promete trazer. Para orientar as micro e pequenas empresas nesse processo, o consultor de finanças do Sebrae-SP Kleber Guerche apresentou recomendações práticas para construir um planejamento financeiro eficiente e adaptado às condições econômicas previstas para o ano.   

Segundo Guerche, o último aumento da taxa Selic pelo Banco Central aponta para um cenário de incertezas em relação aos juros para novos investimentos e empréstimos destinados a pequenos negócios. Além disso, o impacto do aumento nos custos fixos, somado à dificuldade de encontrar mão de obra especializada, agrava o quadro, indicando que a combinação de juros altos e desafios operacionais será um ponto crítico para o próximo ano.  

“Os custos de insumos e serviços podem permanecer altos, exigindo atenção redobrada na formação de preços e no controle do fluxo de caixa”, alertou o consultor.   

Para a construção do planejamento financeiro, Kleber recomenda mapear receitas e despesas. “Inicialmente, é preciso entender o fluxo financeiro do negócio. Separe despesas fixas e variáveis e identifique possíveis desperdícios”, relatou. 

O próximo passo é criar uma reserva de emergência, isso porque, segundo ele, a imprevisibilidade do mercado exige que as empresas tenham uma reserva para cobrir eventuais quedas de receita ou despesas imprevistas.

Outro ponto é estabelecer metas realistas. “O planejamento não é algo que se faz uma vez por ano. É preciso revisar mensalmente os resultados para ajustar o curso sempre que necessário”, disse ainda.

Em um cenário ainda incerto, como o de 2025, a definição de metas financeiras requer equilíbrio. “A chave está na combinação de metas conservadoras e ousadas. Seja cauteloso no controle de custos, mas ousado em explorar novos mercados e diversificar fontes de receita”, sugere Guerche.  

O consultor também enfatiza a importância de investir em capacitação. “Empresários bem-informados estão mais preparados para lidar com as oscilações do mercado. Aproveite os cursos e consultorias do Sebrae-SP para aprimorar seus conhecimentos”, completou. 

Para agendar uma consultoria ou saber mais sobre os programas do Sebrae-SP em Votuporanga, acesse (www.sebraesp.com.br).

Fonte: Sebrae-SP

últimas