EDUCAÇÃO
Após uma década, SP avança em língua portuguesa e matemática no Saresp
Após uma década, SP avança em língua portuguesa e matemática no Saresp
Participação de estudantes do 9º ano e 3ª série cresce em relação ao ano anterior
Participação de estudantes do 9º ano e 3ª série cresce em relação ao ano anterior
Da Redação
A rede estadual de São Paulo registrou avanço em língua portuguesa e matemática em todos os anos e séries avaliados na edição 2024 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O destaque é o desempenho do 2º ano do Ensino Fundamental entre alunos da rede estadual, com aumento de 45,3% em matemática na comparação com a prova de 2023. Os resultados das duas disciplinas foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A última vez que o avanço em todos os anos e séries ocorreu foi no Saresp 2014, divulgado em 2015, há dez anos.
Além do resultado em matemática, com notas que passaram de 6,2 em 2023 para 9 em 2024, no 2º ano do Ensino Fundamental a nota de língua portuguesa passou de 6,7 em 2023 para 8,6 em 2024, um aumento de 28% nos resultados. Com isso, na rede estadual, 65,8% dos estudantes se encontram no nível avançado em língua portuguesa, contra 50,7% da última avaliação (29,8% estão no nível adequado, 3,4% no básico e apenas 1% no nível abaixo do básico).
Na escala Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a taxa de alfabetização da rede estadual alcançou 65,8% em 2024, ante 53,8% em 2023. Este é o maior crescimento e melhor resultado de alfabetização dos estudantes da rede estadual paulista já registrado no Saresp. Em Matemática o crescimento é ainda mais significativo: de 19,5 pontos percentuais no nível avançado, passando de 25,3% para 44,8% (19,4% estão no nível adequado, 28,5% no nível básico e 7,3% no nível abaixo do básico).
O secretário da Educação, Renato Feder, atribui o aumento das notas do 2º ano da rede estadual às ações de formação constante de professores alfabetizadores, avaliação de fluência leitora, que integra o Programa Alfabetiza Juntos SP, inclusão de professor tutor nas escolas de anos iniciais da rede estadual e com material extra para alfabetização e letramento matemático. “Esses resultados corroboram para o anúncio recente dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, que mostram que nossos alunos estão, cada vez mais, aprendendo a ler na idade certa. O impacto também se reflete no aprendizado de matemática, com a formação de professores e uso de ferramentas que estimulam o interesse no aprendizado”, comenta Feder.
No 5º ano do Ensino Fundamental, as notas passaram de 6,1 para 6,5, em língua portuguesa, e 5,2 para 5,7, em matemática, na comparação entre 2023 e 2024.
Anos finais do Fundamental
Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental registraram melhora significativa nos dois componentes curriculares. No 6º ano, 5,4 para 5,6 em língua portuguesa e 3,7 para 4,2 em matemática. Um crescimento de 4,3% e 13,8%, respectivamente. No 7º ano, as notas passaram de 4,7 para 4,9 em língua portuguesa (4,1% de aumento) e 3,5 para 3,8 em matemática (incremento de 10,4%). No 8º ano, os índices partiram de 4,9 em língua portuguesa em 2023 para 5,1 em 2024 (4,1% de melhora) e 3,4 para 3,6 em matemática (aumento de 8,3% nas notas). Confira tabela abaixo.
No 9º ano, a rede seguiu a tendência de melhora nos índices. Em 2023, a nota foi de 4,2 em língua portuguesa e 3,6 em matemática. Na última edição, as notas foram para 4,4 e 4,0 — um aumento de 3,3% e 9,1%, respectivamente.
No Ensino Médio, por diferenças na estrutura da prova, são mensurados apenas os resultados da 3ª série. Nessa etapa, o aumento foi de 4,3% em língua portuguesa (3,0 para 3,1) e 6% em matemática (3,6 para 4,0) entre as provas dos dois últimos anos.
“Os índices são positivos e são resultado direto do esforço de toda a rede nos últimos dois anos. O caminho é esse. Mas ainda não estamos satisfeitos. Queremos oferecer aos nossos 3 milhões de estudantes um ensino de qualidade e referência entre as redes públicas brasileira”, explica Feder.
O impacto do Prontos pro Mundo e do Provão Paulista
A última edição do Saresp também registrou aumento da participação de estudantes na comparação com 2023.
O secretário Feder atribui o aumento da presença nos dias de prova, sobretudo do 9º ano do Ensino Fundamental no Saresp e da 3ª série do Ensino Médio no Provão Paulista Seriado, à relação entre a participação nas provas e acesso ao intercâmbio internacional do Prontos pro Mundo — que levará anualmente 1.000 estudantes a países de língua inglesa — e o acesso às universidades e faculdades públicas paulistas.
“Em 2023, nós implantamos esses dois programas e agora, em 2024, já percebemos uma mudança importante na cultura de presença e atenção à importância dessas provas, não só para que a educação paulista seja avaliada, mas como forma de conquistas individuais desses estudantes, que podem iniciar com essas avaliações seu caminho para o Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália com o Prontos pro Mundo ou para a USP, Unesp, Unicamp e Fatecs com o Provão Paulista Seriado”, acrescenta o secretário.
No 9º ano do Ensino Fundamental, o aumento da presença dos estudantes na prova foi de 4,3 pontos percentuais, com 92,6% de frequência. Na 3ª série do Ensino Médio, o aumento foi de 9,6 p.p. (84,6% de presença nos dois dias de provas).
Prova ampliada e nova leitura
Desde 2023, o Saresp foi ampliado e é destinado a estudantes do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano. No Ensino Médio, a medição é realizada a partir do Provão Paulista.
Para facilitar a leitura e a comparação entre avaliações, a Vunesp — fundação responsável pela elaboração das provas, aplicação e cálculos dos dados — adotou a metodologia de índice de acertos de forma complementar à de proficiência para todos os ciclos.
Desde os resultados de 2023, portanto, é possível à Coordenadoria Pedagógica da Educação (Coped) e às equipes escolares verificarem os resultados a partir de notas de 0 a 10. No 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, a Educação também mantém a comparação a partir de proficiência, para que a série histórica em comparação com os anos anteriores seja preservada.