POLICIAL
PM diz que investigará vídeo com queima de cruz e gestos nazistas
PM diz que investigará vídeo com queima de cruz e gestos nazistas
Policiais militares do Baep de RP filmaram ação e divulgaram em redes sociais
Policiais militares do Baep de RP filmaram ação e divulgaram em redes sociais
Foto: Reprodução / Fonte: Redes Sociais
Da Redação
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) afirmou em Nota Oficial que instaurou procedimento para investigar a ação de ao menos 14 policiais que, na última terça-feira, 15/04/2025, divulgaram um vídeo – que imediatamente viralizou – com gestos que assemelham saudação nazista e com queima de cruzes e usos de tochas de fogo no chão.
O conteúdo, feito por policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Rio Preto, foi removido pouco após ser publicado em redes sociais, mas a repercussão já havia sido enorme.
O vídeo também mostra viaturas policiais no local e tem filmagens feitas por um drone e trilha sonora, com a palavra Baep.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo também foi procurada, mas ainda não emitiu nota oficial sobre o caso.
A Polícia Militar justificou o vídeo como mostra da cerimônia de encerramento de um treinamento noturno com o intuito de representar simbolicamente a superação dos limites físicos e psicológicos enfrentados. Ela informou também que não houve intenção de associar a ideologias políticas raciais ou religiosas.
O emblema do 6º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) apresenta uma semelhança inegável com a estética nazista. A águia branca central lembra diretamente a Reichsadler, símbolo do poder do nazismo.
Nas redes sociais as ações está sendo comparadas aos rituais da 'Ku Klux Klan'.
Promotoria
O Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotoria de Rio Preto também investiga o ato e deu prazo de 10 dias para o comando do Baep prestar informações sobre as medidas adotadas.