POLÍTICA
'Federação União' (PP + UB) será anunciada na próxima terça, 29
'Federação União' (PP + UB) será anunciada na próxima terça, 29
Junção dos partidos foi antecipada pela coluna há 5 semanas; Pinato protagonista
Junção dos partidos foi antecipada pela coluna há 5 semanas; Pinato protagonista
É... Cravamos mais uma! Essa a nível nacional!
Pois relembremos o conteúdo da Coluna .inside publicada no dia 19/03/2025, baseada na possibilidade de junção dos partidos Progressistas e União Brasil.
Decorrido praticamente cinco semanas, eis que as composições de interesses e resoluções de conflitos entre as duas agremiações foram resolutas (ao menos as principais) e a criação no novo maior partido do Brasil sairá do forno na próxima terça-feira, 29, em ato solene no Salão Nobre da Câmara Federal, vigendo por quatro anos.
Aliás, o novo recordista em número de parlamentares e, por consequência de recursos do Fundo Partidário, já tem até denominação: Federação União Progressista e ficou acertado um rodízio na presidência, começando por Antonio Rueda (UB) no primeiro ano e passando para Arthur Lira (PP) no segundo.
Os números
Superlativos, os números da nova federação assombram e devem influenciar decisivamente no próximo pleito nacional. Vejamos:
- a federação (fruto da união dos partidos) será a maior agremiação do Brasil, superando o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto, que tem 99 deputados. Ela deve contar com 109 parlamentares na Câmara dos Deputados e mais 13 no Senado Federal;
- a composição também levará o grupo ao maior valor no Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral dentre os 29 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com previsão de mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos;
- também terão o maior tempo disponível em propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão nas eleições.
Por aqui
Regionalmente, Pinato, um dos principais defensores da junção, está clima de êxtase. Ele é o único parlamentar federal da região com mandato eletivo nessa federação e deve ganhar protagonismo do grupo imediatamente, extensível ao próximo pleito.
Outra liderança regional do grupo é olimpiense Geninho Zuliani (UB), que já foi deputado federal e é o atual prefeito da cidade turística. Aventa-se – e com força – que ele se lançará rumo a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, deixando o município administrado por seu vice, o médico Márcio Iquegami.
Mesmo assim, é muita área física - e densidade eleitoral de sobra - para o fernandopolense.
O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.