PREVENÇÃO

Auren Energia realiza testes de comportas na hidrelétrica de Água Vermelha

Auren Energia realiza testes de comportas na hidrelétrica de Água Vermelha

Empresa orienta visitantes e banhistas que evitem acessar o Rio Grande

Empresa orienta visitantes e banhistas que evitem acessar o Rio Grande

Publicada há 4 horas

Usina de Água Vermelha. Foto: Divulgação / Auren

Da Redação

• Inspeções ocorrerão entre os dias 27 e 29 de maio e fazem parte dos programas de Operação e Manutenção e de Segurança de Barragem da companhia

• A empresa orienta visitantes e banhistas que evitem acessar o rio Grande a jusante da hidrelétrica até a conclusão dos trabalhos


A Auren Energia realizará, entre os dias 27 e 29 de maio, testes de abertura e fechamento de comportas da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, situada na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, na bacia do Rio Grande. A iniciativa é uma ação preventiva e visa garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos e comportas de vertedouros para o período chuvoso.

De acordo com Fernando Sestari, gerente do Centro de Operações da companhia, os testes anuais de comportas fazem parte de um conjunto de ações preventivas existentes nos programas de Operação e Manutenção e de Segurança de Barragem da companhia. “Além de atender a legislação vigente, os testes de comporta visam garantir a excelência operacional pela qual a Auren Energia é reconhecida e reforçam o compromisso da empresa com a segurança em suas operações. Estes testes, que devem ocorrer em todas as nossas hidrelétricas conforme cronograma interno, são essenciais para, quando chegar o período chuvoso e, consequentemente de cheia dos rios, estejamos preparados para uma eventual necessidade de abertura de comportas”, destaca.

Seguindo o cronograma da companhia, serão três dias de vistorias e testagem das oito comportas de superfície da hidrelétrica, além de todos os equipamentos que envolvem a operação. Nesta etapa, ressalta o gerente, as comportas devem ser abertas por um breve período de tempo. 

Orientações de segurança

Todo o processo será acompanhado por equipes técnicas compostas por especialistas, de acordo com as normas do setor elétrico, visando gerar o mínimo de alteração possível. No entanto, como as ações de abertura de comportas podem ocorrer mais de uma vez no dia, é importante que as pessoas evitem acessar as margens do Rio Pardo a jusante da usina e, principalmente, em áreas próximas à barragem até a conclusão dos trabalhos. Além das recomendações já conhecidas, como usar sempre usar colete-salva e buscar balneários públicos para entrar em rios, é orientado que banhistas e pequenas embarcações evitem as áreas próximas à hidrelétrica durante o teste. Também é indicado que equipamentos de pesca sejam recolhidos nas proximidades da usina. 

“A Auren Energia tem um compromisso com a transparência e bem-estar da população no entorno de nossas operações. Por isso, além da comunicação com os órgãos reguladores competentes, como o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), também emitimos informativos oficiais por meio do nosso canal de comunicação com a comunidade, o Diálogo Aberto, visando avisar a população com antecedência. Vale reforçar que a barragem de Água Vermelha é segura. Os testes são medidas preventivas e em nada irão alterar as operações das usinas”, completa Sestari. 

Serviço

O Diálogo Aberto da companhia opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo número (11) 95637-5948 (WhatsApp). Por meio dele, a população pode enviar dúvidas, questionamentos e receber comunicados da empresa sobre as operações da hidrelétrica. 

Sobre a Auren Energia 

A Auren Energia (AURE3) é a terceira maior geradora do país, com produção de energia 100% renovável, e líder em comercialização no mercado brasileiro. A empresa está presente em nove estados, com 39 ativos com uma capacidade instalada total de 8,8 GW distribuídos entre as fontes eólica, solar e hidrelétrica. Com um portfólio completo de soluções em energia e sustentabilidade, a Auren oferece produtos que geram eficiência energética e redução de custos para apoiar clientes de diferentes portes nos segmentos do varejo e atacado. Uma das metas do negócio é contribuir com a agenda climática e auxiliar empresas na economia de baixo carbono. A Companhia é integrante do Novo Mercado e está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, o que reforça seu compromisso pela adoção das melhores práticas de governança corporativa, princípios de transparência, equidade e integridade na condução dos negócios com o propósito de gerar resultados admiráveis e um legado positivo para a sociedade.

últimas