MEIO AMBIENTE
Auren Energia irá iniciar a restauração de 243 hectares de matas nativas
Auren Energia irá iniciar a restauração de 243 hectares de matas nativas
No entorno dos reservatórios de hidrelétricas em operação nos rios Tietê e Grande
No entorno dos reservatórios de hidrelétricas em operação nos rios Tietê e Grande
Foto: Divulgação / Fonte: Auren
Da Redação
No mês em que é celebrado o Dia da Proteção às Florestas (17 de julho), a Auren Energia reforça o compromisso de promover a restauração ecológica de mais 243 hectares de Mata Atlântica e Cerrado no entorno dos reservatórios das hidrelétricas em operação nos rios Tietê e Grande, interior de São Paulo. A iniciativa faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Flora da companhia, que, neste ano, irá contemplar áreas nas regiões de Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Nova Avanhandava e Água Vermelha.
De acordo com Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da companhia, as ações visam cumprir os compromissos da Companhia, promover a conservação da biodiversidade e a proteção dos recursos naturais por meio da implantação de corredores de fauna e de restauração de áreas degradadas, próximas aos rios Tietê, Grande e seus afluentes. “O programa foi incorporado às ações da Auren Energia após a aquisição da AES, antiga gestora das usinas, uma vez que está diretamente alinhado aos compromissos e objetivos da empresa de promover a conservação da biodiversidade, a proteção dos nossos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas, objetivos da ONU para um futuro mais sustentável, e que começam com a recuperação e proteção das nossas florestas”, destaca o gerente.
Desde que iniciado, o programa realizou a restauração de 5.424 hectares de florestas nativas. No ano passado, a empresa iniciou o processo de restauração ecológica de 244 hectares nas regiões de Barra Bonita, Bariri, Ibitinga e Nova Avanhandava, no rio Tietê, e em Mogi Guaçu, no Rio Mogi Guaçu. Para isso, as equipes realizaram o plantio de cerca de 486 mil mudas nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Muitas dessas áreas seguem em monitoramento, uma vez que o processo de restauração pode levar um tempo até a conclusão completa, com a floresta atingindo a fase adulta. “Provavelmente, os frutos desse trabalho serão vistos por nossos(as) filhos(as) e netos(as), mas, para nós, o importante é garantir que esses resultados existirão. Este é o legado que queremos deixar”, ressalta Veronez.
As ações de restauração da empresa seguem um cronograma rigoroso, que acompanham as estações do ano. No período de estiagem, são realizados os estudos das áreas a serem restauradas, as características e as espécies de cada região e os preparativos de solo dessas áreas para que, na estação chuvosa, as ações de plantio sejam iniciadas, o que ocorre entre setembro de cada ano e se estende até março do ano seguinte. Enquanto isso próximo planejamento é iniciado.
Viveiro de mudas
Todas as ações de reflorestamento são abastecidas por mudas nativas produzidas no Viveiro de Mudas existente na hidrelétrica de Promissão. A estrutura conta com uma capacidade para produzir até 1 milhão de mudas nativas ao ano. Somente no ano passado, foram produzidas mudas de 89 espécies diferentes, incluindo 11 consideradas raras e até ameaçadas de extinção, tais como: Aroeira, Guarita, Peroba-rosa, Cabreúva e Pau-marfim.
A produção de mudas também envolve um planejamento específico, uma vez que, com o objetivo de garantir a diversidade genética das espécies. As sementes são coletadas diretamente das florestas, em áreas de conservação da empresa ou de propriedades parceiras, que, conscientes da importância da ação, autorizam a coleta. Ao todo, são mais de 40 mil matrizes (árvores de espécies e regiões variadas) mapeadas para a coleta de sementes, o que exige também acompanhar um calendário com a época de florada de cada uma das espécies.
Fomento florestal
Além do programa de manejo, a produção do viveiro também visa atender as ações de parceiros, por meio do Programa Fomento Florestal. A iniciativa visa incentivar a restauração ecológica em propriedades particulares de forma voluntária, oferecendo apoio técnica e fornecimento de mudas aos interessados, desde que a ação atenda a alguns pré-requisitos. Somente no ano passado, o programa colaborou com o plantio de 200 mil mudas em ações de restauração voluntária em áreas de terceiros.
Sobre a Auren Energia
A Auren Energia (AURE3) é a terceira maior geradora do país, com produção de energia 100% renovável, e líder em comercialização no mercado brasileiro. A empresa está presente em nove estados, com 39 ativos com uma capacidade instalada total de 8,8 GW distribuídos entre as fontes eólica, solar e hidrelétrica. Com um portfólio completo de soluções em energia e sustentabilidade, a Auren oferece produtos que geram eficiência energética e redução de custos para apoiar clientes de diferentes portes nos segmentos do varejo e atacado. Uma das metas do negócio é contribuir com a agenda climática e auxiliar empresas na economia de baixo carbono. A Companhia é integrante do Novo Mercado e está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, o que reforça seu compromisso pela adoção das melhores práticas de governança corporativa, princípios de transparência, equidade e integridade na condução dos negócios com o propósito de gerar resultados admiráveis e um legado positivo para a sociedade.