Da Redação
A última terça-feira, 22, foi o segundo dia da primeira etapa de cadastro de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Fernandópolis. O evento, no Teatro Municipal, contou com a presença das famílias de crianças e adolescentes com TEA, com iniciais de O a Z. No dia anterior, 21, foram os pacientes de A a N.
O prefeito João Paulo Cantarella e o vice-prefeito Marcos Mazeti estiveram no evento e conversaram com as famílias sobre a importância da iniciativa que visa conhecer de perto pacientes e suas famílias e detectar as necessidades de cada um. “Para desenvolver o trabalho no nível que nós queremos e que vocês merecem, nós precisamos estar mais perto, conhecer e buscar a forma mais adequada de oferecer esse atendimento, planejando políticas públicas de saúde mental mais eficientes. É por isso que estamos aqui hoje, e que a Secretaria de Saúde está promovendo esses encontros”, disse o prefeito.
CADASTRAMENTO
Com o objetivo de oferecer um atendimento ainda mais adequado para crianças e adolescentes com TEA, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), convida os responsáveis por crianças e adolescentes com diagnóstico, em qualquer nível de suporte (1, 2 ou 3), a realizarem o cadastramento junto à rede municipal de saúde.
As famílias que ainda não fizeram o cadastro podem comparecer às Unidades Básicas e de Saúde munidos de documentos pessoais do paciente e do represente legal, comprovante de residência (com no mínimo 6 meses), laudo médico com indicação do nível de suporte do TEA e cartão SUS, e preencher a documentação necessária para o cadastro.
A Prefeitura reforça a importância da participação das famílias para que o município possa mapear corretamente essa população e desenvolver políticas públicas mais justas e inclusivas.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis