Um ditado popular afirma que ‘a esperança é a última que morre’. Embora seja muito bela a sua mensagem, não é verdadeira, pois a esperança nunca pode deixar de existir em nossas vidas. Uma pessoa esperançosa tem motivação para viver, sonha e luta sempre pensando que tudo vai dar certo, mesmo num mundo de incertezas, de promessas falíveis e cheias de enganos, de pessoas que só buscam os seus interesses. Sabemos que na vida todos nós passamos por momentos ruins, quando tudo parece perdido e não vemos a menor possibilidade de os problemas serem resolvidos. Em tempos assim, é muito comum muitas pessoas desistirem por não terem mais a esperança, passando a ver as coisas de forma pessimista, deixando de acreditar em si mesmo e começando a achar que nada irá dar certo.
Há ocasiões em que as perguntas ganham força e influenciam diretamente nossa vida. O que fazer, por exemplo, diante das perspectivas frustradas, quando os sonhos parecem cada vez mais distantes, quando as perdas parecem maiores que os ganhos e os erros superiores aos acertos? Quando nós perdemos a esperança, o lado sombrio da nossa mente aflora e aqueles sentimentos ruins que estavam adormecidos acordam, tomando conta dos nossos pensamentos e provocando estragos sem limites. Portanto, mesmo que hoje você esteja sem esperança, levante a cabeça, olhe para o alto, acredite também em si e deixe-se conduzir pela força do bem que habita sua alma.
Com a vida, aprendemos que a resposta é única: se agarrar com Deus, continuar lutando e crendo que Ele não desampara aqueles que Nele esperam, que no momento certo a sua intervenção virá e tudo aquilo que imaginamos sem solução se resolverá. Não é fácil mudar a forma de pensar e agir, mas é importante lembrar que é possível. Por isso, para não perdermos a esperança e continuar em frente, é necessário que deixemos de olhar para o problema e passemos a ter o olhar da fé.
“A minha esperança está no Senhor, mesmo quando a vida me apresenta motivos para desanimar”.