MEIO AMBIENTE
Defesa Civil de Fernandópolis participa de encontro regional de prevenção a incêndios durante a estiagem
Defesa Civil de Fernandópolis participa de encontro regional de prevenção a incêndios durante a estiagem
Ação reforça a importância da conscientização da população
Ação reforça a importância da conscientização da população
Da Redação
A Defesa Civil de Fernandópolis, representada pela coordenadora Nilva Oliveira, participou nesta quarta-feira (27) de um encontro regional voltado ao fortalecimento das ações de prevenção e combate a incêndios no período de estiagem.
A reunião aconteceu na sede do 16º Batalhão da Polícia Militar e contou com a presença de representantes da Polícia Rodoviária, além de chefes de brigadas de usinas da região.
Durante o encontro, os participantes apresentaram projetos, ações e programas voltados à redução dos focos de queimadas e promoveu a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre as instituições envolvidas.
Segundo Nilva Oliveira, a integração entre os órgãos é fundamental para uma atuação mais eficiente. “O resultado desse encontro foi ajudar uns aos outros a melhorar. A troca de informações e estratégias faz toda a diferença no combate aos incêndios durante a estiagem ou para que a ajuda chegue o mais rápido possível a quem precisa”, afirmou a coordenadora.
Período de estiagem
Desde o início do período de estiagem, a Defesa Civil de Fernandópolis tem intensificado as ações de conscientização sobre o combate ao fogo. Uma das iniciativas de destaque foi a barraca de conscientização montada durante o Fernanraiá, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Durante o evento, foram oferecidas informações para os adultos e distribuídos materiais lúdicos para as crianças, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas, informações também estão sendo compartilhadas nas escolas, em oficinas de grupos promovidas pela Prefeitura e imprensa.
A coordenadora da Defesa Civil, Nilva Oliveira, reforça a importância da colaboração de todos para evitar acidentes e danos ao meio ambiente. “Sabemos que, trabalhando juntos, conseguiremos amenizar os impactos das queimadas. A informação é uma das principais ferramentas na prevenção”, afirmou.
Ela também deu algumas orientações essenciais para ajudar a evitar incêndios durante esse período como:
- Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de veículos em movimento;
- Evite acender fogueiras ou fogos de artifício em áreas abertas;
- Nunca faça queimadas próximas à rede elétrica;
- Evite qualquer tipo de queimada em dias quentes, secos ou com ventos fortes;
- Se notar focos de fumaça ou incêndio, informe imediatamente a Defesa Civil ou a Polícia Ambiental, para que o fogo seja combatido de forma rápida.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis